schema:text
| - No Facebook, é apresentado um “índice de criminalidade das cidades europeias” através de uma tabela que elenca as cidades europeias em que este indicador é mais elevado. Num post de 26 de maio, lamenta-se que Portugal já conste da lista, já que a Amadora surge na 18.ª posição.
E alega-se: “Nada que uma selfie não resolva.” Na campanha eleitoral para as Presidenciais de 2021, André Ventura exibiu num debate televisivo com Marcelo Rebelo de Sousa uma fotografia de residentes do Bairro da Jamaica, que se localiza na Amadora, ao lado do Presidente. Chamou-lhes “bandidos” e, em 2021, acabou condenado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa por ter ofendido honra e imagem da família Coxi. A referência à selfie terá que ver com este caso.
Mas será que a estatística apresentada é fiável?
A fonte da tabela apresentada é o site “Numbeo“, apresentado como “o maior banco de dados sobre custo de vida do mundo” e um “banco de dados global de dados de qualidade de vida de crowdsourcing“, que divulga “indicadores de habitação, taxas de criminalidade percepcionadas, qualidade de saúde, qualidade de transporte e outras estatísticas”.
Ora, é verdade que, selecionando o indicador “Europa: Índice de Criminalidade por cidade 2023” neste site, o município da Amadora surge na 18.ª posição de um total de 152 cidades europeias.
No entanto, esclarece-se que os dados apresentados são resultado de “inquéritos realizados pelos visitantes do site“. Alega-se que “as perguntas dessas pesquisas foram elaboradas para serem semelhantes a muitas pesquisas científicas e governamentais”.
“Cada entrada no inquérito recebe um número dentro do intervalo de -2 a +2, onde -2 representa uma percepção fortemente negativa e +2 representa uma percepção fortemente positiva. Para garantir a precisão dos dados, implementamos medidas de filtragem para identificar e excluir possíveis spams“, informa-se ainda.
O “Numbeo” refere que é importante notar que o índice de criminalidade fornecido pelo site “é baseado em dados e percepções fornecidos por utilizadores, que podem diferir das estatísticas oficiais do governo”. Por isso, este índice “serve como ferramenta comparativa para avaliar a segurança relativa de diferentes cidades ou países, ajudando os indivíduos a tomar decisões informadas e entender o cenário do crime em locais específicos”. Ou seja, não se tratam de dados oficiais.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 2022, Portugal regista uma taxa de criminalidade – número de crimes por cada mil residentes- de 33‰. Já a cidade da Amadora regista uma taxa de criminalidade de 35,9‰. A mesma estatística indica que outras cidades portuguesas apresentam incidências de criminalidade mais elevadas: 42,7‰ no Barreiro, 65,4‰ em Mourão e 78,4‰ em Albufeira.
_________________________
Avaliação do Polígrafo:
|