Traficante morto no Rio não liderou atos golpistas do 8 de janeiro
É falsa a afirmação que circula nas redes sociais de que o traficante conhecido como "PQD", morto pela polícia na Cidade de Deus (RJ) no último dia 18, tenha liderado os atos golpistas de 8 de janeiro.
Não há notícias na imprensa ou canais oficiais públicos que relacionem os dois casos. Wallace Leite Gomes também não consta na lista de presos pelos atos.
O que diz o post:
"Mataram o chefão do tráfico da Maré, hoje pela manhã. Ele foi um dos que comandaram a invasão do dia '8'!!!", diz a descrição da publicação no Instagram.
A postagem mostra uma foto do traficante e um vídeo em que o corpo do homem é levado por policiais após a operação que resultou em sua morte.
Por que é falso:
Wallace Leite Gomes não consta na lista de presos divulgada e atualizada pela Seap-DF (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) (aqui).
Não há registros. Notícias publicadas na imprensa não relacionam a morte do traficante com os atos golpistas (aqui, aqui e aqui). Também não há informações em canais oficiais públicos que relacionem os casos.
PQD foi morto na Cidade de Deus (zona oeste). Não no Complexo da Maré (Zona Norte), como afirma o post.
Conteúdos semelhantes também foram checados por Lupa e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.