schema:text
| - A foto em preto e branco de um homem apontando uma arma para duas mulheres tem sido compartilhada nas redes sociais nos últimos dias como se retratasse Che Guevara, mas, na realidade, é o registro de uma peça teatral encenada em 1989 numa universidade de Atlanta, nos EUA.
Denunciado por usuários do Facebook, um dos posts que faz a falsa associação já tem mais de mil compartilhamentos e foi denunciado por usuários da rede social. Este conteúdo foi marcado como FALSO na ferramenta da verificação do Facebook (entenda como funciona).
Confira abaixo, em detalhes, o que verificamos.
Numa rara fotografia, a imagem do herói de guerra cubano Che Guevara em batalha, lutando ferozmente contra um inimnigo muito superior e armado até os dentes. Ele saiu vitorioso. Só para lembrar que foi na revolução comunista que implantou a democracia em CUBA, que se tornou um dos países mais prósperos e adiantados do mundo.
Irônico, o texto acima acompanha a seguinte foto:
Esse registro, porém, não mostra Che Guevara executando as duas mulheres, como sugere o post.
Isso porque, em primeiro lugar, não é possível identificar quem é o homem em um uniforme militar que aponta a arma, pois ele está de costas. A paisagem e as feições das mulheres, brancas, também sugerem características diferentes dos locais e dos povos onde o guerrilheiro socialista esteve e conviveu, como em países latinoamericanos e africanos.
Por fim, o veredicto: a foto foi tirada em 1989 em Atlanta, nos EUA, e retrata trecho da performance encenada por um grupo de teatro “de guerrilha” da Universidade Emory, como checou o site norte-americano Snopes. Por lá, a foto também foi falsamente atribuída a Che Guevara e usada por perfis de direita nas redes sociais para atacar figuras da esquerda local, como o político democrata Bernie Sanders.
Para além de Che, a imagem também circulou nos EUA como se retratasse guerrilheiros da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, movimento revolucionário de El Salvador, como também apurou o Snopes.
|