schema:text
| - Circula nas redes sociais uma publicação que refere que beber água antes de dormir ajuda a prevenir ataques cardíacos. Na publicação, são enumerados os “quatro melhores momentos para beber água” ao longo do dia. A cada altura do dia é associado um benefício. No que toca à ingestão antes de dormir, a publicação afirma que o consumo de água é benéfico para ajudar a prevenir ataques cardíacos. A informação é falsa.
Mário Santos, médico e professor do departamento de Imuno-Fisiolofia e Farmacolgia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, explica que “não existe qualquer plausibilidade biológica que sustente qualquer benefício em saúde cardiovascular da ingestão de água antes de dormir”. Existem vários estudos que comprovam a importância da ingestão de água para o corpo humano, mas em relação aos ataques cardíacos “não há qualquer ensaio clínico que tenha produzido evidência empírica de que esse benefício exista”, acrescenta.
A ingestão de água é frequentemente recomendada por médicos e nutricionistas por ter benefícios para o corpo humano. O SNS (Sistema Nacional de Saúde) apela para o seu consumo.
No Dia Nacional da Água, mostramos-lhe quatro boas razões para beber água. Evite a desidratação e mantenha-se saudável. ???????????? #umconcelhodaDGS #Saúde #SNS #Água #DiaNacionaldaÁgua pic.twitter.com/BmHesNJuNk
— DGS (@DGSaude) October 1, 2021
Antes desta verificação, o Observador já analisou um outro argumento associado aos benefícios da ingestão de água. Naquele caso, o autor da publicação garantia que beber água de 15 em 15 minutos, ao longo do dia, prevenia a infeção pelo novo coronavírus, que dá origem à Covid-19. Essa alegação, tal como aquela que agora é analisada, assentava em pressupostos falsos. Noutro caso, para citar mais um exemplo, uma publicação no Facebook garantia que a ingestão de água ajudava a “curar doenças”. É falso.
Num terceiro caso, a alegação era quase antagónica à que é verificada neste artigo. Dizia-se que o consumo de água (nesse caso, água gelada) provocava ataques cardíacos e problemas intestinais. Mais uma vez, o argumento pecava por falta de sustentação científica.
Conclusão
Uma partilha no Facebook afirma que a ingestão de água antes de dormir previne ataques cardíacos. A informação é falsa. Mário Santos, cardiologista e professor na Universidade do Porto, explica que “não existe qualquer plausibilidade biológica” que confirme esse benefício e que não há ensaios clínicos que comprovem essa afirmação.
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|