schema:text
| - Não ocorreu recentemente uma paralisação de caminhoneiros por causa do aumento no preço do óleo diesel e do baixo valor do frete, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação tiram de contexto uma reportagem veiculada no Jornal da Record em 2022, que noticiava um protesto de motoristas de caminhão na BR-116, que dá acesso à cidade de Feira de Santana (BA).
Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 50 mil visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (6). O vídeo fora de contexto ainda alcançou 12 mil visualizações no TikTok e circula no Facebook.
Frete baixo. Motoristas querem parar novamente.
Posts nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma reportagem veiculada no Jornal da Record em 2022 que noticiava uma paralisação de caminhoneiros na BR-116, próxima a cidade de Feira de Santana (BA). Em uma busca reversa, o Aos Fatos encontrou a versão original do vídeo publicada no canal do programa no YouTube no dia 11 de março daquele ano.
A reportagem destacou a insatisfação dos motoristas com o alto preço do óleo diesel na Bahia, que passou a ter o combustível mais caro do Brasil à época após a privatização da principal refinaria que abastece o estado. Os caminhoneiros ainda reclamavam do baixo valor pago pelo frete, que, segundo eles, não daria nem mesmo para abastecer os veículos (veja abaixo a reportagem completa).
Os posts enganosos ainda editaram o vídeo para retirar os trechos da reportagem que explicavam o contexto da manifestação, mantendo apenas as partes em que os motoristas faziam suas reclamações.
Após o anúncio da alta no preço do diesel no último sábado (1°), diversas reportagens sobre paralisações de caminhoneiros e fechamento de estradas começaram a circular descontextualizadas. Nesta semana, o Aos Fatos desmentiu outras peças que enganavam sobre o fechamento de estradas pelo Brasil (veja aqui e aqui). Até o momento, não há registro de greve da categoria.
A Fetrabens (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo) marcou uma reunião para o próximo sábado (8) com motoristas para discutir pautas do grupo. Wallace Landim, conhecido como Chorão, uma das lideranças da greve dos caminhoneiros de 2018, sinalizou em vídeo publicado nas redes que o aumento no preço dos combustíveis deve ser discutido.
Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, o Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no canal do YouTube do Jornal da Record em 11 de março de 2022. A reportagem também procurou notícias publicadas na época para contextualizar a verificação.
|