schema:text
| - “À esquerda, Portugal. À direita, França. A grande diferença é que em Portugal o ordenado mínimo são 705 euros. A grande diferença é que na França o ordenado mínimo são cerca de 1.750 euros. A maior diferença: na França, o povo sai às ruas e luta“, destaca-se num post de 18 de outubro no Facebook, exibindo duas imagens de painéis de preços de venda de combustíveis em Portugal e na França, captadas no dia anterior.
No painel da esquerda, em Portugal, a gasolina simples 95 está a ser vendida ao preço de 1,974 euros por litro. No painel da direita, em França, a gasolina simples 95 está a ser vendida ao preço de 1,670 euros por litro.
Os números indicados nesta publicação estão corretos?
Começando pelos valores dos salários mínimos nos dois países. Em Portugal, no ano de 2022, o salário mínimo nacional cifra-se em 705 euros brutos. Quanto à França, em resposta mais imediata à subida galopante da inflação, o salário mínimo nacional foi aumentado em 34 euros líquidos a partir do dia 1 de maio de 2022, passando a totalizar 1.645,58 euros brutos. No dia 1 de agosto implementou-se um novo aumento e chegou a 1.678,95 euros brutos.
Há uma ligeira diferença em relação ao indicado na publicação, mas no cômputo geral classificamos esta parte da alegação como verdadeira.
Quanto aos combustíveis, de acordo com os dados mais recentes compilados no portal “Global Petrol Prices”, referentes a 17 de outubro (na presente semana, gasolina e gasóleo), confirma-se que os preços em França estão mais baixos do que em Portugal.
Na gasolina, a França apresenta um preço médio de 1,665 euros por litro, ao passo que em Portugal regista-se um preço médio de 1,889 euros por litro.
No gasóleo, a França tem um preço médio de 1,921 euros por litro, enquanto em Portugal ascende a 1,958 euros por litro.
Mais uma vez deparamos com ligeiras diferenças, mas trata-se de um preço médio ao nível nacional, pelo que é natural que não corresponda exatamente aos valores praticados num posto de abastecimento em específico.
De qualquer modo, a ideia geral da publicação está muito próxima da realidade: os combustíveis estão mais baratos em França do que em Portugal, apesar de o salário mínimo nacional em França ser mais do dobro em comparação com Portugal.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo:
|