schema:text
| - Várias publicações, que começaram a circular nas redes sociais este mês, alegam que a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey tem intenções de deixar de morar nos Estados Unidos e mudar-se para Itália devido ao crescente envolvimento do empresário Elon Musk na política, quer como um dos grandes aliados de Trump quer como o líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
“Não posso viver nos Estados Unidos durante os próximos quatro anos e respirar o mesmo ar que Elon Musk” é a frase que está a ser partilhada nas redes sociais, incluindo no Facebook, como tendo sido dita por Oprah Winfrey. Os posts alegam ainda que a apresentadora, de 71 anos, tomou a decisão de “deixar o seu programa lendário” e de “mudar-se para Itália”.
Uma rápida pesquisa no Google mostra que Oprah Winfrey nunca declarou ter intenções de deixar os Estados Unidos e passar a viver em Itália devido à eleição de Donald Trump, nas presidenciais de novembro, e ao papel que Elon Musk tem vindo a assumir na administração norte-americana. Não existem quaisquer artigos na imprensa internacional que sustentem o rumor que circula online.
Por outro lado, as mais recentes publicações que a apresentadora tem feito nas redes sociais também não contêm indícios de que planeie deixar os EUA. Tem vindo a partilhar sobretudo excertos dos episódios do seu podcast, o The Oprah Podcast.
Além disso, não fica claro a que “programa lendário” os rumores se referem, mas o talk show diário que Oprah manteve durante 25 anos, o The Oprah Winfrey Show, terminou em 2011. Neste momento, a apresentadora não tem nenhum programa diário que tivesse de abandonar se quisesse deixar de morar em solo norte-americano.
Conclusão
Oprah Winfrey recusa-se a “respirar o mesmo ar que Musk” e vai mudar-se para Itália? Não é verdade. A apresentadora não expressou o desejo de deixar de morar em solo norte-americano, nem disse que o responsável por essa (alegada) mudança era o homem mais rico do mundo — e o papel que tem vindo a ganhar na administração norte-americana desde que Trump tomou posse.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|