schema:text
| - “Residente em Portugal? Devido ao encerramento das suas operações na Europa de Leste, a Sаmsоnite está a vender as malas que ainda tem em stock por apenas 1,95€. Graças a uma nova estratégia promocional, todos os residentes em Portugal podem comprar hoje uma mala nova”, lê-se numa publicação no Facebook datada de 23 de maio.
A acompanhar a descrição do post é partilhada uma fotografia com malas de várias cores com a indicação do preço promocional de 1,95€. Para conseguir proceder à compra bastaria responder a um inquérito, preencher os dados e receber a referida mala.
Será esta promoção verdadeira?
Ao clicar em “Saiba mais”, é-se reencaminhado para um site com o logótipo da marca Samsonite. E, de facto, este é igual ao original, mas no endereço do site verifica-se que este não corresponde ao da marca, sendo, portanto, uma fraude.
Nos comentários, vários utilizadores alegam ser verdade, mas, ainda assim, a oferta parece irreal tendo em conta os preços de malas do género praticados no mercado.
O Polígrafo contactou a marca Samsonite que, em resposta, rejeita estar a efetuar promoções com “preços excessivamente baixos aos do mercado” e alerta que se tratam de campanhas “falsas e tentativas de burlas aos consumidores menos atentos”.
A empresa sublinha que tem chamado a atenção dos consumidores para estes esquemas e no site oficial da Samsonite são apresentados exemplos (com fotografias) de phishing semelhantes ao post de dia 23 de maio.
“A Internet é um espaço ‘livre’ onde, pelo bem e pelo mal, qualquer pessoa pode utilizar imagens oficiais, criar um perfil falso e comunicar campanhas que têm como objetivo burlar os consumidores, através do pagamento de valores baixos mas que nunca resultam no envio de artigos (denominado phishing)”, sublinha a marca.
É ainda deixado o conselho aos consumidores para “desconfiarem de preços muito baixos, verificarem a idoneidade dos sites e referências aos mesmos que possam existir no mercado”, de forma a não serem enganados.
__________________________
Avaliação do Polígrafo:
|