schema:text
| - Pontes suspensas nos dorsos e escorregas nas caudas de touros, baloiços ladeados por toureiros, entre outras atrações para crianças num suposto “parque infantil alusivo à tauromaquia” em Alcochete. Será que existe mesmo?
Está a circular nas redes sociais uma publicação de um blog que garante que sim e exibe até algumas fotografias do parque infantil. “Aos olhos de uma aficionada”, assim se intitula o blog, cuja publicação em análise tem o seguinte título: “Parque infantil de Alcochete alusivo à tauromaquia! Parabéns Alcochete!”
Quanto ao texto, passamos a transcrever: “Mais uma vez Alcochete mostra que é fiel às suas tradições e cultura, aqui fica a prova disso mesmo, parque infantil alusivo à tauromaquia, as nossas crianças a poderem conviver com a afición de perto! Parabéns Alcochete por nunca fugirem à vossa essência e que mais autarquias sigam o vosso exemplo!”
É mesmo verdade que existe um “parque infantil alusivo à tauromaquia” em Alcochete?
Sim, confirma-se. Trata-se do parque infantil do Jardim Rossio, em Alcochete, inaugurado no dia 11 de julho de 2008.
Ou seja, ao contrário do que supõem muitos comentários à publicação em análise, o parque infantil não foi aberto recentemente, mas há mais de uma década. A publicação original no blog não faz referência a esse facto e, talvez inadvertidamente, acaba por induzir muitos leitores em erro.
A inauguração do parque infantil do Jardim Rossio em 2008 está registada no arquivo de notícias da página da Câmara Municipal de Alcochete (pode consultar aqui). “A Câmara Municipal inaugura na próxima sexta-feira, dia 11, às 09h30, o parque infantil do Jardim do Rossio, em Alcochete, um espaço que foi requalificado pela autarquia e que integra um conjunto de novos equipamentos para usufruto das crianças do concelho”, começa por salientar a notícia.
“Esta intervenção beneficiou a área de recreio de um conjunto de valências adaptadas a diferentes faixas etárias. Um baloiço duplo, com assentos de borracha e protecções laterais, um equipamento oscilante, com capacidade para oito crianças, e uma torre de actividades com um escorrega, escada de cordas, ponte de balanço e jogos são os equipamentos que vão garantir a diversão dos mais pequenos. Todas estas infra-estruturas estão subordinadas à temática ‘A Tourada’. Enquanto que as proteções laterais do baloiço assumem a figura do toureiro, a torre de atividades simula a figura de um toiro“, descreve-se no texto.
“A requalificação do espaço integrou ainda a pavimentação de toda a área de intervenção, a colocação de mobiliário urbano e a plantação de novas árvores. Com a execução desta requalificação, a autarquia vem dotar o concelho de um espaço de lazer e diversão renovado, que fomenta o convívio entre gerações e possibilita a utilização de um espaço público com melhores condições para fruição dos tempos livres”, conclui.
Concluindo, é verdade que existe um “parque infantil alusivo à tauromaquia” em Alcochete, mas foi inaugurado em 2008, há mais de 10 anos, facto que não é referido na publicação em análise.
Avaliação do Polígrafo:
|