schema:text
| - Não foi registrado na Flórida durante a passagem do furacão Milton um vídeo que mostra a água do mar invadindo construções. A gravação foi feita na cidade de Gagra, na Geórgia, em 2023, e retrata cenas da tempestade Bettina.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.600 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (10).
Amanheceu assim na Flórida, Estados Unidos. Mar muito agitado devido ao furacão Milton
Posts nas redes compartilham uma gravação que mostra o avanço do mar sobre construções na cidade de Gagra, na Géorgia, em novembro de 2023, como se fosse o resultado da recente passagem do furacão Milton pela Flórida.
Na época, parte do país do leste europeu foi atingido pela tempestade Bettina, que causou estragos em diversas regiões. O fenômeno meteorológico também atingiu outros países europeus, como Turquia, Itália, Grécia, Sérvia, Bulgária, Romênia e Moldávia.
A passagem do furacão Milton pela Flórida entre a noite de quarta-feira (9) e a madrugada desta quinta (10) deixou um rastro de destruição que ainda está sendo calculado pelas autoridades locais. Ao menos dez pessoas morreram e mais de 3 milhões ficaram sem energia elétrica. Há ainda registros de inundações, construções destruídas e interrupção no serviço de abastecimento de água.
O fenômeno climático segue em direção ao oceano Atlântico. A previsão é de que perca força e se dissipe até segunda-feira (14).
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, descobrimos que o vídeo foi gravado na cidade de Gagra, na Geórgia, em novembro de 2023. O evento foi causado pela passagem da tempestade Bettina, que, conforme verificamos em pesquisa na imprensa, também causou prejuízos em outros países europeus.
Para acrescentar contexto à checagem, procuramos ainda as informações mais recentes sobre a passagem do furacão Milton pela Flórida.
|