schema:text
| - “Do lado de lá é a Galiza, Espanha; do lado de cá é Montalegre, terras de Barroso, Portugal. Todos nós sabemos que Espanha é, comparativamente com Portugal, um país cinco vezes maior a mais rico. Mas acho que tem menos ladroagem”, comenta-se num dos posts com a imagem em causa que acumula mais partilhas no Facebook.
A imagem terá sido captada na fronteira entre Portugal e Espanha, junto a Montalegre. Do lado de cá sobressai uma estrada com o piso degradado e sem marcações, enquanto do lado de lá vê-se uma estrada recentemente alcatroada e em boas condições. A imagem é autêntica? O contraste é assim tão evidente?
Através da aplicação Google Maps, o Polígrafo identificou uma estrada parecida que estabelece a ligação transfronteiriça entre o município transmontano de Montalegre e a localidade de A Xironda, na Galiza, Espanha.
Não tendo a certeza sobre se é a mesma estrada, até pelas diferenças patentes na vegetação, o Polígrafo contactou o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, mostrando-lhe a imagem que está a ser partilhada nas redes sociais.
Perante a imagem, o autarca de Montalegre confirmou que se trata da “estrada de acesso à fronteira pelo lado de Santo André“, freguesia de Montalegre.
Questionado sobre se está planeada uma requalificação da estrada do lado português, dado o visível estado de degradação da mesma, Orlando Alves informou que espera “poder intervir no próximo ano, em 2022“.
Em conclusão, a imagem é autêntica, podendo o contraste vir a ser mitigado através de obras de requalificação do lado de Portugal no próximo ano, ou pelo menos assim pretende o autarca de Montalegre, sem dar garantias.
___________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|