schema:text
| - O vídeo tem origem no TikTok e daí saltou para o YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e demais plataformas. Nas imagens parece ver-se o lançamento de um rocket – com a bandeira da Rússia na estrutura militar – que corre mal e acaba por cair a pique sobre o mesmo local, culminando numa forte explosão que interrompe a filmagem.
De acordo com as descrições do vídeo, este desastre terá ocorrido poucos dias antes do começo da guerra na Ucrânia e “295 pessoas de nacionalidade russa perderam as suas vidas“. Também há quem alegue que terá acontecido já durante a guerra e que o rocket seria dirigido a um alvo ucraniano, em diferentes versões da história.
Analisando o clip mediante ferramentas como a “TinEye” e a “InVID“, porém, encontramos a origem das imagens num vídeo que foi publicado no YouTube em abril de 2015.
A respetiva descrição, em língua russa, indica que se trata de “exercícios militares realizados em 2015”, pelo Exército da Rússia. “Depois de um lançamento mal sucedido, o rocket caiu de volta à posição inicial”.
Não encontramos qualquer notícia ou registo público sobre este acontecimento. De qualquer modo, no vídeo original (mais extenso) há imagens dos momentos posteriores à explosão, sendo perceptível que não há vítimas mortais (nem feridos) entre o grupo de militares russos que estava no local da filmagem. Ouvem-se até alguns risos na parte final, enquanto filmam e tiram fotografias do local da explosão.
Em suma, o vídeo não foi captado poucos dias antes da invasão da Ucrânia, mas sim em 2015. E não há qualquer registo público de que tenha causado 295 mortes.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo:
|