schema:text
| - O que estão compartilhando: vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vaiado ao sair de um restaurante. A postagem afirma que as imagens foram gravadas em 29 de maio de 2024.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: o vídeo é antigo. A filmagem foi feita, na verdade, em 7 de agosto de 2022, na churrascaria Laço de Ouro, na Vila Mariana, em São Paulo. Na ocasião, o então presidente foi vaiado, como mostram as imagens, mas também ouviu gritos de “mito” vindos dos apoiadores. Há vídeos gravados de pontos diferentes do restaurante que mostram as reações distintas.
Saiba mais: A visita de Bolsonaro à churrascaria na Vila Mariana gerou diferentes reações. O então secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, publicou um vídeo que mostra os aplausos recebidos pelo ex-presidente.
Depois, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) publicou o vídeo que mostra as vaias a Bolsonaro.
Após sair do restaurante, Bolsonaro seguiu para o Allianz Parque para a assistir ao jogo do Campeonato Brasileiro entre Palmeiras e Goiás. A comitiva contava com Wajngarten, o empresário Luciano Hang e o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP). Na ocasião, Bolsonaro, que é palmeirense, foi recepcionado pela presidente do clube, Leila Pereira.
No mesmo dia mais cedo, Bolsonaro participou de um culto na Igreja Lagoinha em Belo Horizonte.
Como lidar com postagens do tipo: a postagem usa um vídeo antigo para enganar sobre um assunto em evidência. É importante ter cuidado sobre vídeos que trazem demonstrações de popularidade ou impopularidade de líderes políticos em determinado momento histórico. Nestes casos, tente fazer uma busca reversa para encontrar a origem da mídia. O Estadão Verifica já checou outros conteúdos sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Leia mais abaixo.
|