schema:text
| - Uma imagem partilhada no Facebook sugere uma explicação para a invasão da Rússia à Ucrânia. O post recorre à expressão “onde tudo começou” para enquadrar uma suposta fotografia onde estão presentes os presidentes da Rússia, Ucrânia e França. Na fotografia, é possível ver os três chefes de Estado sorridentes, num registo mais descontraído, mas a imagem resulta da manipulação de duas fotografias registadas em momentos diferentes.
No início de dezembro de 2019, reunidos em Paris, os líderes da Ucrânia e da Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo — com compromisso de troca prisioneiros de guerra — com a mediação de Emmanuel Macron e de Angela Merkel. Antes do encontro, coube ao presidente francês receber as duas partes em conflito, na chegada à cimeira.
Conforme registado em direto por vários canais internacionais, os chefes de Estado foram chegando ao local e pousando para as tradicionais fotografias. Vladimir Putin foi o último a chegar e levantou a mão direita para as câmaras, já depois de Zelensky, que levantou uma das mãos e fez o sinal ‘V’ (de vitória) para as câmaras.
Ora, com as duas fotografias, registadas em momentos diferentes, é possível, através da edição da imagem, obter a suposta fotografia que foi inicialmente partilhada logo no dia seguinte à cimeira, em 2019, em que ficou acordado o cessar-fogo e em que, alegadamente, Zelensky é fotografado a fazer “orelhas” a Putin.
Nesta galeria criada pelo canal 5, da Rússia, é possível ver precisamente as duas imagens. Macron pousou com Zelenksy e, minutos mais tarde, com o presidente russo, Vladimir Putin. Pelas posições dos braços e expressões nas caras dos Presidentes é possível perceber que foi nestes momentos que as imagens verdadeiras foram capturadas.
Os fatos em tons escuros dos protagonistas e as sombras das imagens ajudam à manipulação simples, sobrepondo Putin à fotografia tirada em primeiro lugar e em que surgem Macron e Zelensky.
Ainda que o boato tenha inicialmente circulado em 2019, logo no dia seguinte à cimeira, com o eclodir agora da guerra em território ucraniano, a imagem voltou a ser partilhada, ironizando com o “início do problema” entre os dois presidentes.
Conclusão
O momento em que alegadamente Zelensky fez “orelhas” numa fotografia a Putin, ao lado de Macron, nunca existiu. A imagem que está a ser partilhada das redes sociais foi manipulada e é o resultado da sobreposição de duas imagens registadas no mesmo dia, com minutos de diferença, na chegada dos presidentes da Rússia e da Ucrânia a uma cimeira em França onde foi negociado o cessar-fogo nas regiões que já estavam em conflito em 2019.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|