schema:text
| - “Espaço family zone com playground para crianças no comboio Innsbruck-München (jogos de mesa, canal para crianças com bancos em escadaria para visualização em grupo)”. A descrição já pode soar bem, mas o registo fotográfico que a acompanha representa ainda melhor a alegada solução da rede ferroviária austríaca para entreter os mais novos durante as viagens de comboio, neste caso entre a Áustria e a Alemanha.
O Polígrafo consultou o portal da rede ferroviária da Áustria, a ÖBB, e foi na secção “compartimentos especiais” que encontrou não só a área destacada no post em análise mas outras que permitem ao passageiro, por exemplo, ter um olhar permanente sobre a sua bicicleta, descansar sem ser incomodado ou ainda, se for mulher e estiver a viajar sozinha, ficar num compartimento exclusivamente feminino.
No que diz respeito à zona de família e área de relaxamento, a rede ferroviária austríaca explica o seu propósito:
“Quando as crianças brincam, o som ambiente pode ficar mais alto. Por esse motivo, há a chamada zona familiar na ÖBB Railjets – uma área onde há um espaço unicamente dedicado à diversão e aos jogos. Nele, irá encontrar o nosso cinema infantil, bem como adesivos e divertidos jogos de tabuleiro, que proporcionam entretenimento para os nossos viajantes jovens e idosos”.
Além disto, a casa-de-banho dedicada exclusivamente aos miúdos foi projetada tendo por base um desenho animado, onde as crianças podem continuar a brincar. Na altura de comprar os bilhetes, todos os viajantes terão assim acesso ao cinema, a jogos de tabuleiro, a casas-de-banho infantis e a uma zona de estacionamento para carrinhos de bebé, todos localizados em segunda classe.
Mas há mais. “Os viajantes com bicicletas querem geralmente ficar com um olho nas mesmas. Para garantir isso da melhor maneira possível, há oito assentos nas imediações dos lugares de estacionamento para bicicletas. Destacados para esse propósito, estes assentos formam a zona da bicicleta, lado a lado com o compartimento da bicicleta”. A rede ferroviária austríaca informa, no entanto, que estes assentos não são obrigatórios para os viajantes com bicicletas, mas apenas uma recomendação.
Se vai, por outro lado, viajar depois de um dia de trabalho, a ÖBB Railjets aconselha-o a começar “confortavelmente a sua viagem para casa”, a utilizar a viagem para “um projeto de escola ou para trabalho”, ou ainda para “apreciar a beleza da paisagem austríaca num ambiente de viagem tranquilo e descontraído”. Para isso, basta encontrar as “áreas de relaxamento“, que existem quer em primeira quer em segunda classe, e onde se aplicam algumas regras, como falar/sussurrar de forma silenciosa, colocar o telemóvel em modo silencioso e ouvir música apenas com auscultadores.
Os serviços e comodidades ao dispor não ficam por aqui. Na Áustria, se for mulher e estiver a viajar sozinha, pode sentar-se num compartimento exclusivamente feminino, que está disponível também em comboios noturnos. “Os seis assentos – bem como os compartimentos femininos em comboios noturnos – podem ser reservados com até três meses de antecedência. É pedido aos passageiros do sexo masculino que se mudem para os restantes compartimentos e que mantenham esses lugares disponíveis para as mulheres”.
Por fim, se amamentar em público não for uma opção viável, também estão disponíveis compartimentos de amamentação nos comboios austríacos: “As cortinas fornecem a privacidade necessária. Durante a viagem, as mães os bebés podem retirar-se para o compartimento de enfermagem a qualquer momento, se necessário. Os assentos não podem ser reservados.”
|