schema:text
| - “O papa rapper é cada vez mais real”, escreve-se num “tweet” divulgado este sábado, 25 de março. As duas imagens de Papa Francisco combinam quase na perfeição: na primeira, o líder da Igreja Católica surge com um traje diferente do habitual, o conhecido e atual “puffer jacket“, um casaco com bastante enchimento, na cor branca e que acompanha o tronco e as pernas, cobrindo por inteiro o sumo pontífice; na segunda, Francisco agarra um microfone junto à boca e tem a mão quase a planar, como se se preparasse para cantar rap.
O que separa as duas? A segunda imagem é completamente verdadeira: mostra o Papa Francisco a dar a benção durante uma visita a um campo de refugiados internos na paróquia de São Salvador, em Bangui, a 29 de novembro de 2015. O registo é de Gianluigi Guercia, da AFP.
A primeira, porém, foi gerada por uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA): o representante da Igreja Católica nunca vestiu tal traje, nem sequer há registo de qualquer fotografia tirada ao Papa num cenário semelhante. Apesar disso, há quem lembre no Twitter: “A Bíblia não menciona nada sobre moda, ou seja, para Deus a moda é a vestimenta do coração. Beijos estrelados, Papa.”
____________________________
Avaliação do Polígrafo:
|