Não é verdade que os caminhoneiros iniciaram uma greve em 15 estados devido ao aumento no preço do diesel, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação tiram de contexto uma reportagem veiculada pela Record News em 2021 que noticiava uma paralisação ocorrida no porto de Santos (SP).
Posts com o conteúdo enganoso acumulavam 22 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (5). As peças desinformativas também alcançaram 10 mil curtidas no Instagram.
Greve 2025 já começou. Contra o preço do diesel. Caminhoneiros entram em greve em 15 estados brasileiros. Imprensa calada.
Posts nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma reportagem da Record News de 2021 que noticiava uma paralisação de caminhoneiros no porto de Santos. Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no canal da emissora em 26 de julho daquele ano (veja abaixo).
A reportagem destacou a insatisfação dos caminhoneiros com o aumento do preço do óleo diesel e a reivindicação de uma garantia de piso para o frete. A adesão de trabalhadores ao protesto, no entanto, teria sido baixa.
Publicações enganosas que anunciam supostas paralisações nas estradas começaram a circular após o anúncio da alta no preço do diesel no último sábado (1º). Até o momento, não há registro de greves da categoria.
A Fetrabens (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo) tem uma reunião marcada para o próximo sábado (8). Apesar de o aumento dos preços dos combustíveis não constar na pauta, Wallace Landim, conhecido como Chorão, uma das lideranças da greve dos caminhoneiros de 2018, sinalizou em vídeo publicado nas redes que o tema deve ser discutido.
Esta peça de desinformação também foi verificada pela AFP.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, o Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no canal do YouTube da Record News em 26 de julho de 2021. A reportagem também procurou notícias publicadas na época para contextualizar a verificação.