schema:text
| - É falso que ponte Rio-Niterói não foi consertada após colisão com navio
É falso que, após um navio bater na ponte Rio-Niterói, o conserto da construção não tenha sido devidamente feito, como sugerem posts. A imagem que tem sido usada para sustentar essa alegação circula desde 2014 e não mostra nenhum problema estrutural para a passagem no local.
O que dizem os posts. Com a mesma imagem de vão na ponte Rio-Niterói, os posts ironizam a reparação da construção após o acidente com um navio que aconteceu na última segunda-feira (14). "Ponte Rio Niterói já está em perfeito estado. Aguenta mais outra batida" e "Pessoal, podem ficar tranquilos, já consertaram a ponte Rio X Niterói" são dois exemplos.
Conserto da ponte. No mesmo dia do acidente, a ponte Rio-Niterói foi totalmente liberada. O caso, que foi registrado por volta das 18h30 do dia 14, chegou a fazer com que a via ficasse fechada nos dois sentidos.
Três horas depois do ocorrido, o sentido Niterói já havia sido liberado para a circulação de veículos. No sentido Rio, três faixas foram reabertas na manhã do dia seguinte à colisão (15), e a última foi liberada 16 horas depois.
Não há problemas estruturais na ponte. A imagem mostra, na verdade, uma junta de dilatação. Segundo a assessoria de imprensa da Ecoponte, consultada em 2017 a respeito da mesma foto, esse espaço entre as duas estruturas é planejado e previsto no projeto. Ele serve como uma folga para a dilatação do concreto, que se expande com o aumento da temperatura (com incidência da luz solar, por exemplo). Se não houvesse o espaço, aí sim poderia haver um desgaste da estrutura.
"As juntas são adotadas em grandes obras e servem para acomodar as estruturas de concreto que dilatam com variações de temperatura. Elas contribuem para a segurança da Ponte, pois evitam os desgastes das estruturas de concreto em casos de dilatação", dizia a nota.
A mesma foto circula desde 2014. Não há registro da data de origem da imagem, que circula na internet desde 2014. Há oito anos, ela volta a aparecer em diferentes contextos.
Há checagens dessa imagem, realizadas pelo Boatos.org, desde o ano de sua aparição, em 2014, e em 2017 e 2018.
O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
|