schema:text
| - Pesquisa que aponta Bolsonaro com 45% é enganosa
Não há evidências de que publicações das redes sociais que atribuem 45% ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) sejam resultado de uma pesquisa eleitoral confiável. Os posts que divulgam a pesquisa enganosa afirmam que o presidenciável estaria perto da vitória no primeiro turno. De acordo com a legislação eleitoral, enquetes do tipo não são válidas, pois não cumprem uma série de exigências, como a metodologia e o registro oficial.
Uma das versões da publicação diz que o levantamento foi feito pela "agência americana que previu com exatidão a vitória de Trump nos EUA". No entanto, não há evidências de que a Encuestas Digitales seja norte-americana nem de que previu a vitória eleitoral de Donald Trump.
As postagens incluem um gráfico em que nenhum dos outros candidatos alcança 10%. Ele tem origem no site Encuestas Digitales. O site diz que realiza pesquisas eleitorais com métodos modernos, diferente do que chama de "pesquisas tradicionais", e que analisa redes sociais e buscas na internet para determinar os índices dos candidatos, mas não divulga dados detalhados nem a metodologia utilizada.
O Encuestas Digitales alega que os números atribuídos a cada candidato não representam intenções de voto, como é o caso das principais pesquisas eleitorais. Diz apenas que os números retratam uma “projeção de vitória”, sem esclarecer o que isso significa.
Segundo o site, o serviço está baseado numa metodologia mais sofisticada e semelhante à do site de jornalismo de dados americano "FiveThirtyEight" sem, no entanto, deixar claro o que seria isto.
O IP Checker, serviço que verifica os dados dos endereços (URL) dos sites, mostra que o domínio “www.encuestasdigitales.com” foi criado no dia 30 de julho de 2018, com validade até 2019.
O site “Politz” publicou a pesquisa enganosa do Encuestas Digitales, afirmando que o tracking acertou previsões da vitória de Donald Trump e do Brexit. No entanto, o presidente americano foi eleito em 2016 e a saída britânica da União Europeia (Brexit) foi aprovada em referendo também em 2016. Ou seja, antes do registro do site.
A página do Encuestas Digitales tem erros básicos de espanhol, não informa quem são seus clientes nem apresenta um contato da suposta organização.
Até o dia 13 de setembro, ao menos três publicações com o gráfico da pesquisa tiveram grande repercussão em páginas no Facebook, com cerca de 23 mil compartilhamentos desde o último dia 10.
O material enganoso foi verificado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, pelo “SBT” e pelo portal “Nexo”, além de outros veículos integrantes do projeto Comprova: UOL, revista “piauí”, "Jornal do Commercio" e “Gazeta Online”.
A agência "Pública" também constatou que a pesquisa é enganosa.
O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
|