schema:text
| - No final da tarde de hoje, 9, joga-se no Santiago Barnabeu, casa do Real Madrid, a final da Taça dos Libertadores da América, a mais importante competição de clubes da América do Sul, o equivalente à Liga dos Campeões europeia. Boca Juniores e River Plate defrontam-se depois das cenas de violência registadas junto ao estádio do River Plate antes do jogo da segunda mão da final, a 24 de Novembro, que resultou em dezenas de feridos e no adiamento do encontro, entretanto marcado as 19h de hoje.
A capital espanhola foi “invadida”por milhares de adeptos de ambos os clubes – e com eles chegaram também as fake news. Nos últimos dias começaram a circular vídeos em que adeptos do Boca e do River surgem cenas de violência em bares e discotecas da capital espanhola.
Num deles, surge aparece um homem a sangrar depois de sofrer um golpe na cabeça. Problema número 1: embora esteja vestido com as cores do Boca Juniores (azul e amarelo), não se vêm quaisquer emblemas do clube. Problema número 2: trata-se de um bar mexicano; não um madrileno.
Quem o revelou foi o site espanhol de fact-checking Maldita.es, que investigou as imagens e descobriu que se trata de um bar de Tepi, uma cidade do estado mexicano de Nayarit.
[twitter url=”https://twitter.com/BetitxMix/status/1070686372258832385″/]
Concretamente, a ação passa-se no bar Mi Tata, como comprovam as seguintes imagens:
O site espanhol encontrou ainda outra prova que sustenta a sua tese: uma notícia no portal noticioso argentino “Repórteres em ação” sobre os distúrbios.
Avaliação do Polígrafo:
|