schema:text
| - Uma pegadinha antiga das redes sociais circula agora usando como isca o caso Lázaro Barbosa, foragido e suspeito de uma chacina em Ceilândia (DF) e outros crimes. Com um link falso do G1, os posts (veja aqui) afirmam que o homem fugiu para outros estados, como Alagoas e Minas Gerais, o que as autoridades de segurança negam. Ao acessar a URL, o usuário vê uma foto do deputado federal Tiririca (PL-SP) com a frase “é mentira, abestado”.
Em diferentes formatos, o conteúdo circula no WhatsApp (fale com a Fátima aqui) e no Facebook. Nesta última plataforma, a pegadinha reunia ao menos 2.000 compartilhamentos nesta quarta-feira (23) e tem sido tratada como verdade por usuários. O conteúdo foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).
O caso Lázaro Barbosa, foragido suspeito de assassinar quatro membros de uma família em Ceilândia (DF) e outros crimes, agora serve de isca para uma pegadinha antiga. Com um enunciado que afirma que o homem teria fugido para outros estados, segundo a polícia, os posts trazem um link falso do G1 que leva para uma foto do deputado Tiririca (PL-SP) com a frase “é mentira, abestado”. Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul são citados em diferentes versões do texto como supostos paradeiros de Barbosa.
Aos Fatos confirmou com órgãos de segurança de Goiás e do Distrito Federal que são falsas essas informações. Segundo a Secretaria de Segurança Pública goiana, a polícia segue na região de Cocalzinho (GO) e, nesta terça-feira (22), fez diligências para apurar denúncia de que o suspeito estaria em uma propriedade rural. As polícias civis de Brasília e do Mato Grosso do Sul também desmentiram o conteúdo das postagens.
O texto também tem sido compartilhado como uma reprodução de tela do WhatsApp, fazendo com que usuários das redes sociais acreditassem que a informação ali divulgada seria real, já que não puderam acessar o link que evidenciaria a pegadinha.
Esta piada também foi tratada como verdade em fevereiro deste ano, quando circulou como se fosse uma notícia de que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), iria reduzir 20% dos salários dos servidores estaduais. Na época, Aos Fatos checou.
Caçada. Nesta quarta-feira (23), as buscas por Lázaro Barbosa entraram no 15º dia seguido e mobilizam cerca de 270 agentes de segurança, além de drones e cães farejadores. Barreiras também foram montadas em estradas de terra e rodovias nas regiões de Cocalzinho e de Águas Lindas de Goiás. Desde que começou a ser procurado, o suspeito já invadiu propriedades, fez reféns e trocou tiros com policiais.
|