Publicações nas redes sociais enganam ao associar à guerra na Ucrânia uma foto que retrata cena do filme de ficção russo “A Resistência”, de 2010 (veja aqui). Na imagem, uma criança chora ao lado de uma mulher morta. O longa-metragem narra a reação do exército soviético à invasão da fortaleza de Brest pelos nazistas em 1941.
Publicações com a foto em contexto enganoso somavam ao menos 60 mil compartilhamentos nesta sexta-feira (24) no Facebook.
Não mostra uma situação real a foto em uma menina chora abraçada a uma boneca e ao lado de uma mulher morta. A imagem, que tem sido atribuída nas redes sociais ao conflito armado entre Rússia e Ucrânia, é parte do material promocional do filme russo “A Resistência”, lançado em 2010 e dirigido por Aleksandr Kott.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a imagem circula desde o ano de lançamento da obra e faz referência ao trecho (por volta do minuto 53) em que uma menina chora a morte de familiares após a invasão do exército nazista à União Soviética.
Fotos antigas tiradas de contexto tem circulado nas redes para ilustrar cenas do conflito entre Rússia e Ucrânia. Aos Fatos checou, por exemplo, uma peça que usava um registro da Faixa de Gaza e outra que descontextualizava imagens de 2014. As peças de desinformação já checadas sobre a guerra podem ser acessadas aqui.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.