schema:text
| - O vídeo que supostamente mostra um panelaço contra o presidente Lula (PT) durante pronunciamento na noite de segunda-feira (24) não é recente, como alegam publicações nas redes. A gravação circula desde março de 2020 e, ao fundo, é possível ouvir gritos de “fora, Bolsonaro”.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 31 mil curtidas no Instagram e mais de 4.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta terça-feira (25).
Que PANELAÇO! Aprende aí esquerda!
Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o vídeo de um panelaço foi gravado na noite de ontem (24), durante um pronunciamento feito por Lula.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou registros da gravação circulando desde 18 de março de 2020, ainda durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL).
Na data, o então presidente realizou um pronunciamento sobre medidas adotadas pelo governo contra o avanço da Covid-19 e foi alvo de panelaços em diversas cidades do país — tanto a favor como contra.
Na gravação divulgada pelas peças enganosas, um homem não identificado diz: “Esquerdinhas, panelaço é assim ó”. No fundo, porém, também é possível escutar gritos de “Fora, Bolsonaro”.
Ensinando à esquerda como se faz um panelaço. 😌🇧🇷 pic.twitter.com/oKVOSoHRBw
— Maurizio Spinelli (@spinellirio) March 19, 2020
É fato que parlamentares da oposição e aliados de Bolsonaro convocaram um panelaço durante o pronunciamento de Lula.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) chegou a publicar um compilado de vídeos mostrando as manifestações, mas a primeira gravação mostrada por ele foi gravada em 2020 — a mesma divulgada pelas peças enganosas.
Aos Fatos entrou em contato com a assessoria do deputado, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o mesmo vídeo publicado em 18 de março de 2020, data em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de panelaços a favor e contra seu governo. Também utilizamos materiais da imprensa para contextualizar a checagem.
|