schema:text
| - “Nova Iorque e Paris hoje. Os brasileiros patriotas agradecem!”, destaca-se numa imagem que tem sido amplamente partilhada nas redes sociais. Duas fotografias mostram o Empire State Building e a Torre Eiffel iluminados de verde e amarelo. Noutra publicação escreve-se: “Nova Iorque e Paris também apoiando o Brasil na manifestação”.
As publicações alegam que a iluminação dos dois monumentos é um sinal de apoio às manifestações convocadas por Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, que ocorreram a 7 de setembro em vários estados do país.
No entanto, não é verdade que as fotografias retratem demonstrações de apoio às manifestações ou a Bolsonaro.
No caso do Empire State Building, tal como verificado pela Agence France Press (AFP), o calendário de iluminação do monumento em setembro de 2021 não regista qualquer homenagem ao Dia da Independência do Brasil ou às manifestações em apoio ao presidente. Aliás, no dia 7 de setembro de 2021, o edifício nem sequer foi iluminado de forma comemorativa.
A AFP localizou um tweet , datado de 7 de setembro de 2018, que mostra que a imagem é real. A fotografia foi partilhada na página oficial do Empire State Building no Twitter, há três anos, com a legenda: “Juntos com o Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque, nossa torre brilhará em verde, amarelo, azul e branco esta noite em homenagem ao Dia da Independência do Brasil!”
[twitter url=”https://twitter.com/empirestatebldg/status/1038187665793982464″/]
Assim, a iluminação do edifício em tons de amarelo e verde aconteceu em 2018 e sem qualquer ligação às recentes manifestações ou ao presidente Bolsonaro. A imagem está agora a ser partilhada de forma descontextualizada.
Em relação à Torre Eiffel, é possível encontrar a fotografia que se tornou viral do monumento iluminado de verde e amarelo no banco de imagens Alamy. Na legenda da imagem lê-se: “Torre Eiffel em Paris iluminada de verde durante o Campeonato Mundial de Rugby de 2007.”
No site oficial da Torre Eiffel, são referidas as datas em que o monumento foi iluminado de forma comemorativa. No registo desta iluminação, que durou entre 7 de setembro e 20 de outubro de 2020, pode ler-se que “da base até o segundo andar, a Torre foi iluminada com uma luz verde para representar o campo, com dois feixes de luz e a barra transversal para o ponto”.
Em suma, conclui-se que, apesar da autenticidade das duas imagens, ambas mostram iluminações de anos anteriores a 2021, não existindo qualquer ligação entre elas e um gesto de apoio ao Governo de Bolsonaro ou às manifestações que decorreram no passado dia 7 de setembro no Brasil.
____________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|