schema:text
| - A imagem em causa voltou a ser partilhada viralmente nas redes sociais ao longo das últimas semanas, replicando aliás partes do artigo publicado pelo Polígrafo em novembro de 2021.
Foi captada na fronteira entre Portugal e Espanha, junto a Montalegre. Do lado de cá sobressai uma estrada com o piso degradado e sem marcações, enquanto do lado de lá vê-se uma estrada recentemente alcatroada e em boas condições.
Na altura, o Polígrafo contactou o então presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, mostrando-lhe a imagem que estava a ser difundida nas redes sociais.
Perante a imagem, o autarca de Montalegre confirmou que se trata da “estrada de acesso à fronteira pelo lado de Santo André“, freguesia de Montalegre.
Questionado sobre se está planeada uma requalificação da estrada do lado português, dado o visível estado de degradação da mesma, Orlando Alves informou que espera “poder intervir no próximo ano, em 2022“.
Chegados a 2023, perante uma nova vaga de partilhas da imagem no Facebook e outras redes sociais, o Polígrafo voltou a contactar a Câmara Municipal de Montalegre, questionando sobre se a estrada já foi remodelada.
“Informamos que a estrada não foi intervencionada. Aguarda novo Quadro Comunitário de Apoio que possa contemplar intervenção na rede viária transfronteiriça”, respondeu a Câmara Municipal de Montalegre, atualmente presidida por Fátima Fernandes, do PS. Refira-se que o anterior presidente, Orlando Alves, também eleito por PS, entretanto foi detido por suspeitas de associação criminosa, abuso de poder e recebimento indevido.
Não há qualquer data prevista para o avanço de planos de intervenção nesta estrada. Permanece assim o visível contraste entre os dois lados da fronteira
___________________________________
Avaliação do Polígrafo:
|