schema:text
| - Não foi gravado no último domingo (16) um vídeo que mostra uma multidão de verde e amarelo na avenida Paulista, como fazem crer posts nas redes. As peças de desinformação tiram de contexto um trecho da cobertura da Jovem Pan de um ato pró-Bolsonaro ocorrido em 2024.
As peças de desinformação somavam 2.800 curtidas no Instagram, além de milhares de visualizações no Kwai e no TikTok, até a tarde desta segunda-feira (17).
Apoiadores de Bolsonaro de vários estados do Brasil reunidos na Avenida Paulista
Posts têm compartilhado um trecho da cobertura da Jovem Pan de um ato pró-Bolsonaro ocorrido em 24 de fevereiro de 2024 como se fossem registros da manifestação organizada no último domingo (16).
Sem a presença de políticos e carros de som, apoiadores de Bolsonaro ocuparam apenas uma quadra da avenida Paulista no último fim de semana para pedir a anistia aos condenados pelos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro. Estimativas apontam que entre 1.400 e 3.000 pessoas participaram do protesto.
Já a manifestação realizada em fevereiro de 2024 foi maior e, diferentemente do ato mais recente, contou com a presença do próprio Bolsonaro. Foram ocupadas entre nove e dez quadras da avenida Paulista e, na época, as estimativas apontavam para a presença de um público entre 185 mil e 600 mil pessoas.
Copacabana. O ato a favor da anistia no último domingo se concentrou na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, local que contou com a presença de Bolsonaro. A manifestação também teve a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de outros políticos.
O ato ocorreu em meio à expectativa de julgamento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) que implica Bolsonaro e outras 33 pessoas em uma suposta tentativa de golpe de Estado. A sessão que decidirá se o ex-presidente se tornará ou não réu no caso está marcada para 25 de março.
Estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo), aponta que cerca de 18.300 pessoas estiveram presentes em Copacabana no domingo. Já a Polícia Militar do Rio de Janeiro indicou um público de 400 mil pessoas.
O caminho da apuração
Aos Fatos localizou o registro original por meio de busca reversa e constatou que se tratava de uma manifestação ocorrida em fevereiro de 2024. Contextualizamos também com informações sobre a dimensão dos atos e a manifestação realizada em Copacabana no último domingo (16).
|