schema:text
| - Cadeiras e mesas de uma esplanada a voar, empurrões, pontapés e murros entre homens e mulheres. No final, a intervenção da polícia. Assim é o vídeo que tem circulado no Facebook e no Twitter, desde o dia 12 de maio, com legendas como “Depois das esplanadas cheias ontem, chegam as lutas por uma cadeira! Bem-vindos a Espanha!” ou “Bem-vindos à fase um. Com esplanadas a 50%, há que lutar por uma cadeira“.
Os posts sugerem que, mal começou a primeira fase de desconfinamento em Espanha, a 11 de maio, e que incluiu a reabertura das esplanadas com lugares limitados, o caos tomou conta das ruas do país, com pessoas a lutarem por uma simples cadeira. O episódio, apesar de insólito, não parece completamente inverosímil, tendo em conta que os espanhóis foram um dos povos da Europa a cumprirem medidas de confinamento mais restritivas, durante dois meses, num dos dos países do mundo mais afetados pela pandemia. No limite, a ansiedade e o desejo de aproveitar a rua, o sol e a interação social poderiam ter originado um episódio deste cariz.
[twitter url=”https://twitter.com/search?q=%22después%20de%20las%20terrazas%20llenas%20de%20ayer%2C%20hoy%20llegan%20las%20peleas%20por%20una%20silla!!!%20Welcome%20to%20Spain!!!!&src=typed_query”/]
No entanto, é falso que o vídeo que corre as redes sociais mostre um desacato numa esplanada da capital espanhola, causado por uma disputa de cadeiras. As imagens não foram captadas a 11 de maio, nem em qualquer outra altura da pandemia, tal como revela a plataforma de verificação de factos espanhola Maldito Bulo. Na verdade, o vídeo mostra confrontos entre dois grupos de pessoas, na via pública, junto a uma esplanada, em Barcelona, e não Madrid. O incidente aconteceu há quatro anos, e nada teve que ver com o novo coronavírus.
É falso que o vídeo que corre as redes sociais mostre um desacato numa esplanada da capital espanhola, causado por uma disputa de cadeiras. As imagens não foram captadas a 11 de maio, nem em qualquer outra altura da pandemia.
Na altura, vários jornais espanhóis noticiaram o episódio, relatando que os envolvidos – vizinhos – começaram a discutir ao final da tarde do dia 10 de outubro de 2016, em frente a um banco e junto à esplanada que se vê nas imagens, no bairro de Piera, na capital da Catalunha. Os ânimos subiram de tom, várias pessoas ficaram feridas e as autoridades foram obrigadas a intervir, acabando por deter três homens e uma mulher.
Os quatro detidos foram indiciados criminalmente por terem provocado desordem na via pública, e dois deles também por terem agredido as autoridades.
Em conclusão, o vídeo que mostra desacatos entre várias pessoas junto a uma esplanada não reflete a luta por cadeiras no primeiro dia da fase um de desconfinamento em Espanha. Aliás, as imagens nada têm que ver com a Covid-19 – foram captadas há quatro anos e retratam confrontos entre dois grupos de vizinhos, num bairro de Barcelona.
Avaliação do Polígrafo:
|