schema:text
| - É de 2020, não atual, um vídeo em que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, saúda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gravação foi feita em 27 de outubro daquele ano, quando o petista completou 75 anos. A versão que circula agora nas redes fora de contexto exclui o momento em que o venezuelano manda parabéns a Lula para fazer crer que a mensagem foi enviada em razão das eleições deste ano.
O vídeo editado conta com ao menos 58 mil curtidas no Instagram e 2.202 retuítes no Twitter nesta terça-feira (25).
Um vídeo gravado em 2020 pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, tem sido compartilhado nas redes com alegação falsa de que é atual e seria uma mensagem de “boa sorte” para Lula (PT) no segundo turno. A gravação foi publicada no perfil oficial do venezuelano no Twitter em 27 de outubro de 2020, quando o petista completou 75 anos.
Os primeiros 35 segundos do vídeo, quando Maduro parabeniza Lula, foram cortados nas postagens. Confira a fala completa dele:
“Parabéns para o companheiro Lula! Em tempo de pandemia, Lula, você chegou aos 75 anos mais vital e atual que nunca. Da Venezuela bolivariana revolucionária em resistência, esta Venezuela que está de pé, Lula, e sorridente te dizemos feliz aniversário. Felicidade para a sua vida. Felicidade por tudo que tem feito pelo Brasil, pela América Latina e pelo Mundo”
Hermano @LulaOficial, desde la Venezuela Bolivariana, revolucionaria y en resistencia, te enviamos un caluroso abrazo por tus 75 años, por todo lo que has hecho al servicio del pueblo brasileño y por lo que harás. ¡Feliz Cumpleaños, Dios Te Bendiga! pic.twitter.com/EUP9pnfWYx— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) October 27, 2020
As postagens enganosas usam o vídeo a partir dos 36 segundos, quando é citada a palavra Brasil. Esse trecho isolado não permite concluir o intuito da mensagem.
“(...) Brasil e pela América Latina e pelo mundo. Ainda há muito o que fazer, Lula. Temos você como um exemplo, uma referência. E o povo do Brasil vemos como uma grande esperança. Da Venezuela, a Venezuela que você tanto ama, do seu irmão Chavez, a Venezuela bolivariana, felicidades. Que Deus te abençoe, Lula. Um beijo e um abraço da Venezuela”.
Embora Lula tenha manifestado apoio a Nicolás Maduro no passado, Aos Fatos não encontrou mensagens recentes do ditador em apoio ao candidato petista. A última postagem do venezuelano que cita o brasileiro foi feita em novembro de 2021 para mostrar uma foto em que Lula aparece ao lado de Hugo Chávez (1954–2013), que antecedeu Maduro, e de Néstor Kirchner (1950–2010), ex-presidente da Argentina. Recentemente, ao comentar a situação na Venezuela, Lula defendeu a alternância de poder e “eleições mais livres”.
O vídeo editado também foi publicado no Twitter pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Procurado por Aos Fatos, o filho do presidente não retornou.
|