schema:text
| - Está a ser difundida nas redes sociais, desde meados de março, a informação de que Bill Gates, o multimilionário fundador da Microsoft, tem um mandado de captura internacional emitido nas Filipinas. “Um tribunal das Filipinas emitiu um mandado de prisão internacional para Bill Gates como parte de uma investigação sobre a implementação da vacinação contra a Covid-19 no território”, alega-se num post, datado de 26 de março.
Publicações idênticas referem mesmo o nome do tribunal em causa: Tribunal de Crimes Hediondos de Manila, capital do país asiático. Ora, um facto curioso? Esta entidade judicial nem sequer existe. O site do Supremo Tribunal das Filipinas, com a lista de tribunais e a descrição do sistema judicial, mostra que estamos perante um tribunal inventado.
A informação foi publicada no Twitter tem origem num site americano conhecido por publicar conteúdos falsos. Depois disso começou a ser difundida em grande escala no Brasil, através do também conhecido site de desinformação “Tribuna Nacional”. A partilha em língua portuguesa potenciou a disseminação deste conteúdo em Portugal.
Várias plataformas de fact-checking internacional classificaram este conteúdo como falso. Caso da Reuters e do Politifact. A conclusão a que chegaram foi a mesma, não existe informação válida sobre a emissão de um mandado de captura emitido relativamente a Bill Gates. Trata-se de mais uma teoria da conspiração que associa o multimilionário a crimes relacionados com a vacinação contra a Covid-19.
A Fundação Gates foi uma aliada determinante no financiamento de vacinas contra a Covid-19 em países em desenvolvimento, caso das Filipinas.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo:
|