schema:text
| - Não é verdade que o padre Júlio Lancellotti tenha declarado apoio e abençoado a campanha à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). As peças de desinformação compartilham fora de contexto uma foto publicada em janeiro deste ano, quando eles se encontraram para discutir questões ligadas à população em situação de rua e à CPI das ONGs, na qual o padre seria investigado.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta sexta-feira (23).
BREAK NEWS: Ricardo Nunes pede a benção ao Padre Julio Lançaleite para governar São Paulo‼️
Publicações nas redes têm compartilhado fora de contexto uma foto em que Júlio Lancellotti aparece ao lado de Ricardo Nunes para alegar que o padre seria aliado de campanha do atual prefeito. Segundo as peças enganosas, Nunes teria pedido bênção ao sacerdote para governar a cidade.
A imagem foi publicada originalmente em 8 de janeiro deste ano no perfil de Lancellotti no Instagram e, segundo ele, registra um encontro para discutir questões relacionadas à população em situação de rua. Não há qualquer menção à campanha eleitoral.
Em busca na imprensa e nas redes, Aos Fatos não encontrou nenhuma demonstração pública que ateste o apoio do padre à reeleição de Nunes.
O encontro de janeiro ocorreu em meio à criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara Municipal para investigar ONGs que atuavam em benefício da população em situação de rua no centro da capital paulista. O autor da proposta, Rubinho Nunes (União Brasil-SP), acusou Lancellotti de integrar o que chamou de "máfia da miséria".
Em entrevista concedida na época à CNN Brasil, Lancellotti detalhou os temas discutidos no encontro. Segundo ele, a reunião foi motivada pela abertura da CPI, mas também tratou sobre questões como a ampliação da Operação Altas Temperaturas, que buscava amenizar os impactos do calor na população em situação de rua.
A CPI nunca foi instaurada. Atualmente, Rubinho Nunes está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo por abuso de autoridade relacionado ao caso.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Comprova.
O caminho da checagem
Inicialmente, Aos Fatos buscou a origem da foto e encontrou a publicação de Júlio Lancellotti de janeiro deste ano. Na legenda, o padre afirmava que o encontro ocorreu para tratar da população de rua da cidade. Não há menção às eleições municipais.
Em seguida, buscamos mais informações sobre a reunião e encontramos uma entrevista à CNN Brasil na qual o sacerdote detalha as motivações da reunião e afirma que ela ocorreu em meio a discussões sobre uma possível CPI das ONGs na cidade.
|