É falso tuíte em que Bolsonaro supostamente ataca padres e bispos
É falso o tuíte em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lamenta as cenas de tumulto registradas durante sua visita a Aparecida (SP) e critica padres e bispos ao chamá-los de arrogantes e dizer que "ninguém deve dizer onde pode ou não fazer campanha". A publicação não foi encontrada no Twitter do candidato.
O que diz o post. Com aparência de tuíte real da conta oficial do presidente e data de ontem (12) às 20 horas, a peça desinformativa tem o seguinte texto:
"- Lamento as cenas de tumulto que ocorreram em Aparecida durante a minha visita
- Mas acho que nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha
- A postura arrogante de alguns religiosos explica o crescimento da igreja evangélica e o fracasso da igreja de Roma".
Apuração. A reportagem apurou as postagens feitas na última quarta-feira (12) no perfil oficial de Bolsonaro no Twitter e não havia nada relacionado ao que diz a desinformação, que mostra uma postagem falsa.
A publicação também não foi apagada do Twitter do candidato do PL. Caso o material tivesse sido deletado, teria sido capturado pelo robô do perfil @projeto7c0, uma conta automatizada que mostra tuítes apagados de políticos.
Para conferir, com a ajuda da ferramenta, se a mensagem havia sido removida, foi feita uma busca avançada usando os termos da suposta publicação, como mostram as imagens abaixo. A busca não apontou nenhum resultado —não houve, portanto, nenhum tuíte do presidente sobre o assunto.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.