schema:text
| - “Não sou anti-vacinas. Tenho sérias dúvidas que estas vão fazer alguma diferença. Tenho muito medo desta experimentação humana que se anda a fazer. A vacina para a gripe suína levou oito meses até começarem a aparecer os primeiros casos de narcolepsia em crianças“, lê-se na publicação de 17 de março.
Entre 2010 e 2013 foram noticiados alguns casos de narcolepsia em crianças, suspeitando-se de que poderiam estar relacionados com uma vacina contra a gripe H1N1 (ou “gripe suína”) do laboratório farmacêutico britânico GlaxoSmithKline (GSK), mais especificamente a “Pandemrix H1N1”. Aliás, a administração desta vacina chegou a ser suspensa em alguns países.
No entanto, em meados de 2014, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA realizou um estudo macro e não detectou qualquer relação de causa/efeito entre a vacina e a ocorrência de casos de narcolepsia.
A análise incluiu mais de 650 mil pessoas que receberam a vacina contra a gripe H1N1 (na origem de uma pandemia iniciada em 2009) e mais de 870 mil pessoas que receberam a vacina contra a gripe sazonal na época de 2010-2011. Os cientistas do CDC chegaram à conclusão de que as vacinas contendo a estirpe do vírus da gripe H1N1 não estavam associadas a um maior risco de narcolepsia.
Essa conclusão foi depois confirmada em 2018, através de um estudo ainda mais vasto, com dados recolhidos em dezenas de países.
Pelo que a alegação de que a vacina contra a gripe suína provocou “casos de narcolepsia em crianças” é falsa.
__________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|