schema:text
| - As imagens despertam a atenção de qualquer um. Mostram a vista aérea de um terreno de uma zona industrial, captada através do Google Earth, onde vários paus, canos e outros objetos são utilizados para formar palavras. Entre elas, em inglês, lê-se “ajuda”, “tráfico” e ainda a sigla “LAPD”, que se refere ao departamento policial de Los Angeles, nos EUA.
Nas redes sociais, incluindo o Facebook, a imagem é associada a um pedido de “ajuda para as vítimas de tráfico” na cidade norte-americana. “O vídeo e as imagens abaixo mostram uma área com a forma de um triângulo que parece estar perto de uma área de embarque e/ou transporte”, destaca-se numa publicação datada de 26 de janeiro.
Em primeiro lugar, importa confirmar a veracidade das imagens partilhadas. Foram obtidas a partir de uma pesquisa no Google Earth, através das coordenadas do exato local da zona industrial de Los Angeles.
A imagem de satélite surge com a data de 1 de dezembro de 2023, logo não é completamente atual, pelo que o terreno exibido pode neste momento não se encontrar nas condições retratadas.
Mas como se explica então a presença destas palavras no local, que estão a gerar teorias da conspiração online? O Politifact, que realizou a mesma verificação de factos, questionou diretamente a Union Pacific Railroad, a empresa de transportes e logística proprietária do lote de terreno onde as mensagens estão escritas.
“As fotos que circulam no Google e que mostram a palavra ‘ajuda’ na propriedade da Union Pacific foram criadas há cerca de um ano — ninguém esteve ou está em perigo”, garantiu Robynn Tysver, porta-voz da empresa, num e-mail, em resposta às questões colocadas pela plataforma de fact-checking norte-americana.
A mesma fonte justifica o sucedido com a ação de um homem que “invadiu a Union Pacific e outras propriedades próximas para criar repetidamente estas mensagens enganosas”. “Queremos lembrar ao público que é ilegal — e, mais importante, inseguro — invadir a propriedade da Union Pacific”, avisou ainda.
Igualmente questionado sobre o fenómeno das mensagens misteriosas no terreno, fonte oficial da Polícia de Los Angeles identificou uma pessoa em situação de sem-abrigo como sendo o autor das mesmas. “Tivemos vários contactos diferentes com o indivíduo”, afirmou, notando que o homem “recusou alojamento ou uma avaliação de saúde mental” e que vive nas imediações do local que invadiu há vários anos.
A polícia garantiu ainda que “não há provas de tráfico de seres humanos” no local referido, remetendo toda a responsabilidade do surgimento das mensagens à invasão de propriedade que terá decorrido há mais de um ano.
Conclusão
Apesar de as várias imagens a circular nas redes sociais, que mostram um terreno com várias mensagens com supostos pedidos de ajuda, poderem ser encontradas com facilidade no Google Earth, a verdade é que não têm uma origem tão misteriosa como se teoriza online. Segundo a empresa de transportes que detém o terreno onde as palavras “ajuda” e “tráfico” foram desenhadas, o autor das mesmas é uma pessoa em situação de sem-abrigo que invadiu propriedade privada para causar confusão. A informação é corroborada pela Polícia de Los Angeles, que identifica o indivíduo enquanto instável mentalmente.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|