schema:text
| - Circula nas redes sociais a informação de que a cadeia de supermercados alemã Lidl está a oferecer mercearias no valor de 250 euros devido à pandemia do coronavírus.
Juntamente com a mensagem anexa-se uma hiperligação que remete para um website (classificado como não seguro pela maioria dos browsers) com um questionário e pedidos de partilha.
Verdadeiro ou falso?
É falso. Trata-se de um esquema de phishing baseado na solicitação de dados pessoais e/ou bancários para receber o suposto “voucher gratuito” de compras no valor de 250 euros.
Questionada pelo Polígrafo, a cadeia de supermercados demarca-se da iniciativa, sublinhando que não lançou qualquer campanha relacionada com a pandemia do coronavírus.
“O Lidl Portugal esclarece que a informação sobre a distribuição de comida pelos clientes nas suas lojas, em resultado do panorama atual provocado pelo COVID-19, não é verdadeira. O Lidl Portugal relembra que todas as suas ações, iniciativas, projetos, campanhas, passatempos e sorteios oficiais são divulgados e realizados através dos canais oficiais da marca, nomeadamente, o site (www.lidl.pt) e/ou páginas oficiais de Facebook e Instagram Lidl Portugal”, esclarece-se na resposta enviada ao Polígrafo.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|