schema:text
| - Na mensagem da publicação em causa destacam-se também os seguintes dados: “1.473 mortes em 24 horas, 615 mil casos confirmados e 34 mil mortes”.
É verdade que o Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se o “terceiro país” do mundo “com mais mortes por Covid-19”?
Consultando os dados oficiais compilados no portal Worldometer verificamos que a alegação está correta.
Até ao dia 6 de junho, os EUA destacam-se como o país do mundo com mais mortes registadas por Covid-19, especificamente 111.658 mortes, seguindo-se o Reino Unido com 40.465 mortes, o Brasil com 35.211 mortes e a Itália com 33.846 mortes.
O Brasil ultrapassou a Itália no número total de mortes no início desta semana.
Importa contudo ter em atenção a diferença de escala da população do Brasil (mais de 212 milhões) em comparação com a da Itália (mais de 60 milhões).
Ora, em proporção da respetiva população, o Brasil apresenta neste momento um menor nível de mortes (166 por cada milhão de habitantes) por Covid-19 do que a Itália (560 por cada milhão de habitantes).
__________________________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|