schema:text
| - “Número de subscritores por ordem decrescente no YouTube. Canal do Chega é o mais recente, mas soma mais subscritores que todos os outros juntos“. Esta é a mensagem que acompanha a publicação em causa, alinhando uma série de imagens dos canais de todos os partidos com representação parlamentar.
O canal do Chega sobressai no topo da lista, seguindo-se o do Bloco de Esquerda (BE), Partido Social Democrata (PSD), Partido Socialista (PS), Iniciativa Liberal (IL), Partido do Centro Democrático Social (CDS), Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), Partido Comunista Português (PCP) e Livre (L).
Confirma-se que o canal do Chega no YouTube tem mais subscritores do que os canais dos outros partidos todos juntos?
Sim. O canal do Chega apresenta um total de 28,8 mil subscritores, ao passo que os canais dos outros nove partidos acumulam um total de cerca de 25,4 mil subscritores, em conjunto.
.
Chega – 28,8 mil subscritores
Bloco de Esquerda – 6,71 mil subscritores
PSD – 4,61 mil subscritores
Iniciativa Liberal – 4,27 mil subscritores
PS – 4,08 mil subscritores
CDS – 2,49 mil subscritores
PAN – 1,65 mil subscritores
Livre – 1,16 mil subscritores
PEV – 512 subscritores
PCP – sem indicação do número de subscritores
.
A publicação em análise contém algumas imprecisões, desde logo ao indicar erradamente que o Livre não tem um canal oficial no YouTube. Também falha na ordem decrescente, ao colocar o PS com mais subscritores do que a IL, algo que poderá resultar do momento em que os números foram verificados (a diferença entre os dois partidos é diminuta).
Contudo, no essencial, a mensagem da publicação é factualmente correta e verdadeira.
***
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
|