schema:text
| - Não é verdade que Donald Trump e Jair Bolsonaro (PL), ex-presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, escreveram juntos um livro e um documentário intitulados “Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo”. Publicações com essa alegação tentam vender os produtos e aplicam um golpe em usuários.
Posts com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (29). As peças de desinformação circulam também no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
O DOCUMENTÁRIO E LIVRO DESENVOLVIDOS POR DONALD TRUMP E JAIR BOLSONARO DOMINARAM OS ESTADOS UNIDOS, ALCANÇANDO O TOPO DAS VENDAS! O poderoso Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo conquistou o PRIMEIRO lugar em audiência, acessos e compartilhamentos nos EUA em APENAS 4 HORAS! A versão em Português acabou de chegar ao Brasil
Publicações nas redes têm compartilhado links vendendo um livro e um documentário intitulados “Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo”, supostamente escritos por Trump e Bolsonaro, pelo valor de R$ 29,90. O estratagema é, na verdade, um golpe.
As peças de desinformação difundem um suposto vídeo em que Trump divulgaria as obras. A gravação, na realidade, é de 2022 e mostra a declaração de apoio de Trump a Bolsonaro para as eleições brasileiras daquele ano. Trump não faz qualquer menção a livros ou documentários.
Em seguida, os usuários são direcionados a sites que informam que a suposta obra, da Editora Brasil Livre, “traz à tona todos os detalhes e falcatruas nas quais qualquer pessoa nunca imaginou sobre a política de esquerda” (sic). Aos Fatos não localizou qualquer livro ou documentário que tenha sido produzido em conjunto por Trump e Bolsonaro, nem a obra intitulada “Além das Fronteiras: Uma Jornada de Conservadorismo”. Também não há registros da existência de uma editora chamada “Brasil Livre”
Na sequência, os usuários são encaminhados a uma plataforma de pagamento na qual são oferecidos outros livros falsos, como “Jair Bolsonaro: A Verdade Nunca Contada”, descrito como livro oficial do ex-presidente, e “Primeira-dama do povo”, que contaria a trajetória de Michelle Bolsonaro. Em setembro, Bolsonaro reclamou de falsas obras que usam seu nome e afirmou que nunca lançou um livro.
Queixas. No Reclame Aqui há denúncias de consumidores que relatam que receberam um arquivo em formato PDF que fala somente sobre a trajetória de vida de Bolsonaro e que tece um breve comentário sobre as próximas eleições. A promessa de conter revelações sobre a política mundial não é cumprida. Já sobre o livro “Verdade Nunca Contada” há denúncias de que consumidores não receberam qualquer tipo de conteúdo após a compra.
|