schema:text
| - É falso que as lojas Havan estejam concedendo descontos de até 96% depois de notificação do Procon. Publicações usam vídeo com imagens de Luciano Hang, dono da empresa, para enganar e levar o usuário a sites suspeitos.
O que diz o post
Um vídeo com imagens do Luciano Hang é compartilhado com o layout do Jornal Nacional escrito o seguinte: "Proprietário de loja famosa no varejo se revolta com ordem do PROCON e faz propaganda com "promoção" ainda maior, até 96% de desconto".
A publicação direciona para um link que se passa pelo site do Jornal Nacional. No site falso há um vídeo fraudulento que imita a voz do jornalista César Tralli para anunciar a falsa promoção. Em seguida, o usuário é direcionado para outro link que imita o site da Havan.
Por que é falso
Em resposta ao UOL Confere, a Havan negou que a promoção citada no post exista, e afirma também que não foi notificada pelo Procon por erro em precificação. Golpe similar já foi desmentido pelo UOL Confere (veja aqui).
A equipe de segurança digital da varejista tem atuado para derrubar os diversos perfis que são criados nas redes sociais para divulgar o material. Além disso, o setor jurídico atua para responsabilizar os criminosos. A Havan alerta aos clientes que todas as ofertas ou promoções são divulgadas nos perfis oficiais da empresa (@havanoficial) ou ainda pelo site havan.com.br. Lojas Havan
O Procon-SP também desmentiu ter notificado a empresa. O órgão publicou um alerta sobre esses golpes no Instagram.
A circulação de notícias falsas bem como o envio de emails em nome do órgão tem sido constante, por isso os consumidores e fornecedores devem ter o máximo cuidado ao receber informações que façam qualquer menção ao Procon-SP. A recomendação é que toda informação seja confirmada diretamente em nosso site oficial www.procon.sp.gov.br e não por links, imagens e vídeos em posts na internet ou compartilhados em aplicativos de mensagem.
Pela URL dos sites é possível identificar que não são os sites oficiais do Jornal Nacional e da Havan. Também não há registro de uma notícia como a do post tenha sido publicada no site do JN (veja aqui).
Viralização. Uma das publicações com o vídeo falso registrava mais de 309 mil visualizações nas últimas 24h nesta quinta-feira (08/02).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
|