schema:text
| - Um vídeo, que foi difundido centenas de vezes em publicações nas redes sociais, mostra o alegado avião, com 72 pessoas a bordo, que terá caído no Nepal a 15 de janeiro. “O acidente de avião em Pokhara é extremamente chocante e doloroso. As mais profundas condolências às famílias daqueles que perderam a vida neste trágico acidente”, lê um tweet publicado a 16 de janeiro.
Enquanto o avião aparenta estar em chamas e a despenhar-se em direção a uma floresta, duas pessoas filmam o incidente. É ainda possível perceber que os dois intervenientes estão a falar russo entre si. Segundo algumas publicações, a queda do avião terá sido filmada por “estrangeiros”.
Ainda assim, é falso que este vídeo represente a queda de um avião de passageiros da Yeti Airlines, quando este se aproximava da cidade nepalesa de Pokhara no passado dia 15 de janeiro. O já considerado pior desastre de aviação do país das últimas três décadas fez vários mortos, inclusive seis crianças, mas o desastre representado no vídeo diz respeito a um outro acidente, esse ocorrido em Moscovo.
O registo original foi publicado a 17 de agosto de 2021 pelo canal de notícias russo Novaya Gazeta, no Twitter:
[twitter url=”https://twitter.com/novaya_gazeta/status/1427556618334609408?s=20″/]
A BBC News da Rússia incluiu o tweet num artigo sobre o desastre aéreo, no qual um avião militar caiu perto do aeródromo de Kubinka, na região de Moscovo. Todos os três tripulantes a bordo acabaram por falecer. Ainda de acordo com o artigo da BBC, a aeronave de transporte militar russa Ilyushin Il-112V estava a participar num exercício de treino quando incendiou.
“À medida que a aeronave se aproximava para aterrar a baixa altitude e baixa velocidade, uma falha no motor fez com que a aeronave parasse e caísse”, disse uma fonte à agência de notícias estatal russa RIA Novosti.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
|