schema:text
| - As tarifas de 25% anunciadas pelos EUA aos produtos do Canadá não escapam aos rumores que circulam online. Desde o início do mês que tem sido partilhado nas redes sociais o rumor de que os Hamilton Tiger Cats, equipa de futebol americano do Canadá, anunciaram que “só vão jogar com equipas canadianas na próxima época”.
As publicações, feitas nas redes sociais Facebook e Instagram, são acompanhadas de uma imagem onde consta uma espécie de comunicado em que se lê que a alegada decisão de jogar apenas com equipas canadianas foi tomada pelos Hamilton Tiger Cats em resposta às tarifas do governo norte-americano. Mas terá sido mesmo assim?
A verdade é que a imagem que circula online foi originalmente partilhada nas redes sociais dos Hamilton Tiger Cats, que declararam ser “orgulhosamente canadianos”. Contudo, o intuito da publicação não era anunciar uma decisão (como alegam os utilizadores do Facebook e do Instagram), mas fazer uma piada relacionada com as tarifas um dia após terem entrado em vigor.
Os Hamilton Tiger Cats jogam na Canadian Football League (CFL, na sigla original), a principal liga de futebol americano do Canadá. Quer isto dizer que defrontam apenas equipas do mesmo país. Logo, não se recusaram a jogar contra equipas norte-americanas devido às tarifas.
Só nos anos 1990 (mais concretamente entre 1993 e 1995) é que a CFL contou com equipas dos EUA. Nessa altura, os Hamilton Tiger-Cats chegaram a defrontar, por exemplo, os Baltimore Stallions, que são a única equipa norte-americana a ter vencido um título nessa liga.
BREAKING: Proudly Canadian ???????????? pic.twitter.com/Tm8d30bt1q
— Hamilton Tiger-Cats (@Ticats) March 5, 2025
Conclusão
Os Hamilton Tiger Cats recusaram-se a jogar contra equipas dos EUA em resposta às tarifas de Trump? Não é bem assim. A equipa de futebol americano do Canadá joga na Canadian Football League, da qual só fazem parte equipas canadianas. Ou seja, a publicação feita nas redes sociais pelos Hamilton Tiger Cats foi em jeito de brincadeira e não serviu para anunciar uma decisão (como querem fazer parecer partilhas feitas no Facebook e no Instagram).
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|