O que estão compartilhando: que a empresa Shopee disponibiliza um cartão de crédito com limite de até R$ 5 mil para pessoas que estão com o “nome sujo”. O vídeo pede para acessar um site, preencher dados pessoais e fazer o pagamento de uma taxa para receber o cartão.
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso porque a empresa não oferece cartão de crédito no Brasil. Em nota, a Shopee esclareceu que trata-se de uma fraude e que os produtos financeiros disponibilizados por eles devem ser consultados apenas no aplicativo oficial da plataforma de vendas.
Saiba mais: Em nota ao Verifica, a Shopee informou que denúncias de possíveis golpes podem ser encaminhadas no site oficial.
A conta do Instagram da Shopee também alertou para conteúdos usando o nome da empresa nas redes sociais. Nos comentários da publicação, usuários relatam que caíram no golpe do cartão de crédito e efetuaram o pagamento de taxas.
É importante ficar atento a publicações que não são feitas por páginas oficiais. Neste caso, o vídeo divulgando o suposto cartão de crédito foi compartilhado por uma conta que não é da Shopee no Facebook. Também não efetue o pagamento de taxas sem conferir a veracidade dos serviços.
Além disso, não forneça informações pessoais e financeiras em sites desconhecidos. A estratégia é usada para roubar dados do usuário, infectar o aparelho telefônico ou até mesmo aumentar o banco de contatos, como mostrou reportagem do Estadão.
Leia também:
Como lidar com posts do tipo: É comum que circulem nas redes sociais publicações usando o nome de empresas para aplicar golpes financeiros. Geralmente, as mensagens são apelativas e prometem grandes vantagens. Desconfie de conteúdos como esses e procure por pistas que podem mostrar uma fraude, como links suspeitos e perfis não oficiais ou pedidos de dados e solicitações de pagamento de taxas. Procure pelos canais oficiais para verificar as informações.