schema:text
| - “Se você tem medo do [Jair] Bolsonaro, veja isso“, sugere-se na maior parte das publicações de um vídeo (do Facebook ao TikTok, entre outras redes sociais) que conjuga várias declarações de Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil e recandidato ao cargo na próxima eleição, agendada para o dia 2 de outubro.
“Precisa convencer as pessoas a negação da política. Fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia. Por isso que é importante as pessoas participarem do PT [Partido dos Trabalhadores]”, ouve-se Lula da Silva dizer na sequência inicial do vídeo.
É genuíno ou terá sido manipulado/adulterado?
Através de ferramentas de análise como a “TinEye” e a “InVID” descobrimos que a sequência inicial de imagens foi recolhida a partir de um vídeo que mostra Lula da Silva a discursar no lançamento de uma campanha de filiação no Partido dos Trabalhadores, em setembro de 2017.
Ora, analisando o vídeo original torna-se evidente que diferentes frases proferidas por Lula da Silva foram cortadas e reorganizadas para mudar o sentido do que realmente afirmou naquele evento.
“O Partido dos Trabalhadores tem que ser um partido que enfrenta essa discussão contra a negação da política. Fora da política nós teremos fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia”, disse Lula da Silva, de verdade.
Em suma, estamos perante uma falsificação grosseira de declarações antigas de Lula da Silva. É um vídeo claramente manipulado/adulterado.
____________________________________
Avaliação do Polígrafo:
|