schema:text
| - Uma publicação no Facebook afirma que as inscrições “CPX” num boné utilizado por Luiz Inácio Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil e agora candidato novamente ao cargo, são uma referência a uma fação associada à prática de crimes nas favelas do país.
Na publicação em causa, sustenta-se essa teoria com imagens de uma arma com as inscrições “CPX”, de um homem armado com a mesma sigla estampada na parte de trás de uma t-shirt; e de um cartaz a anunciar as buscas pelo paradeiro de um traficante de droga no Complexo do Alemão, Betinho CPX, no Rio de Janeiro.
Mas, na verdade, “CPX” é uma sigla que significa “complexo” de favelas no Brasil. É uma expressão comum, até mesmo em documentos e comunicados oficiais das autoridades, em referência a conjuntos de favelas — como o Complexo do Alemão ou o Complexo do Chapadão, por exemplo.
Aliás, a terminologia surge em documentos tão recentes como o relatório com a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 do governo do estado do Rio de Janeiro. Numa das páginas, menciona-se a realização do “programa de reforço escolar no CPX Maré”, isto é, do Complexo da Maré.
Ora, o boné com as inscrições “CPX” que Lula da Silva utilizou foi-lhe oferecido pela organização de um evento em que o candidato à presidência brasileira participou na campanha que desenvolveu no Complexo do Alemão. Camila Moradia, uma das organizadoras, explicou o simbolismo do boné à Agence-France-Presse:
CPX significa Complexo, e a ideia do evento era a das favelas com o Lula. Várias favelas utilizam esse termo ‘Complexo’: Complexo da Maré, Complexo da Penha, e o próprio Complexo do Alemão. Para a gente, seria simbólico e representaria de facto as favelas”, explicou.
A campanha de Lula da Silva reagiu às acusações numa nota onde também explica o significado de “CPX”: “CPX significa complexo. Para bolsonaristas, todos que moram em comunidades são bandidos”. “A caminhada de Lula no Complexo do Alemão foi um sucesso. Em seguida, bolsonaristas mentem que CPX é sinónimo de bandido”, acrescentou.
Conclusão
O boné que Lula da Silva utilizou durante a campanha para a presidência do Brasil não é uma homenagem a fações criminosas das favelas brasileiras. A inscrição “CPX” não é uma referência a grupos criminosos, mas sim uma sigla para “complexo”, isto é, um conjunto de favelas. O boné foi oferecido a Lula da Silva durante uma visita ao Complexo do Alemão.
Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|