schema:text
| - “Finanças – Declaração para audição prévia“, destaca-se no assunto do e-mail que está a ser enviado, desde há alguns dias, para dezenas de contribuintes em várias localidades do país (ou um número indeterminado de pessoas, na medida em que as “dezenas” correspondem somente aos testemunhos recebidos pelo Polígrafo).
Apresenta o logótipo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), conferindo assim uma (falsa) credibilidade à missiva que pode induzir em erro.
“Da análise efetuada aos documentos/elementos apresentados relativamente à declaração de IRS, Modelo 3, do ano de 2021, (…) constatou-se a existência das seguintes incorreções“, notifica-se no texto.
“Apresentar declaração de substituição corrigindo o anexo B, quadro 4A, do campo 404, sob pena de declaração oficiosa e respetivo auto de notícia”, sublinha-se, instando depois a clicar numa hiperligação para “exibir incorreções”.
O problema é que o e-mail em causa é falso. Não tem origem na AT e, para o comprovar, basta atentar no endereço a partir do qual foi remetido: “ambientar@ambientarcacambas.com.br”.
Aliás, a AT já emitiu um comunicado de alerta sobre este e-mail falso, informando que “alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico relativas a correções da declaração de IRS onde se pede para carregar num link. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”.
Neste âmbito, a AT recomenda “a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças” (pode consultar aqui).
Em conclusão, nunca clique nas hiperligações destes e-mails fraudulentos, não se deixe enganar.
|