schema:text
| - A Índia tem sido um dos países mais afetados pela Covid-19 em 2021, especialmente depois de ter surgido a variante Delta. Mas, ainda que algumas das imagens partilhadas através da comunicação social tenham chocado, as redes sociais resolveram publicar um vídeo que manipula uma situação verdadeira: populares a expulsar profissionais de saúde, porque não queriam ser vacinados. No entanto, trata-se de uma publicação falsa.
O vídeo foi filmado em janeiro deste ano mas, na verdade, nada tem a ver com o processo de vacinação na Índia. O incidente ocorreu em Odisha e explica-se de forma simples, recorrendo aos jornais e televisões indianos que reportaram o caso na altura: um jovem estava a fugir da polícia e acabou por morrer durante essa perseguição; depois, chegou outro automóvel (um jipe) das autoridades policiais ao local, que, não sabendo da situação, acabou por ser alvo dos ataques dos locais. Em nenhum momento é visível que se trate de um qualquer episódio de vacinação naquele local.
Este vídeo foi também partilhado nas redes sociais em maio a propósito das eleições regionais na Índia, por terem resultado em alguns episódios mais violentos. Algumas páginas de Facebook e de Twitter partilharam o mesmo vídeo. No entanto, o canal de televisão Kalinga TV confirmou que se tratava de um incidente do dia 13 de janeiro deste ano. As imagens podem ser encontradas no vídeo abaixo:
Essa informação foi depois confirmada por dois títulos noticiosos da Índia: Prameya News e o The New Indian Express. Duas das páginas que partilharam esse vídeo acabaram por corrigir aquilo que tinham divulgado, acabando por apagar os tweets em questão — depois de vários comentários terem escreverem que se tratava de um vídeo antigo. Ora, procurando pelo início da campanha de vacinação naquele país, percebe-se que só começou três dias depois.
Conclusão
Não é verdade que agentes de saúde na Índia tenham sido agredidos depois de visitarem uma aldeia, que se recusou a ser vacinada. O vídeo é verdadeiro mas foi registado pelos órgãos de comunicação social indianos em janeiro deste ano.
O jipe com polícias que se vê nas imagens chegou ao local depois de uma perseguição policial ter resultado numa morte de um jovem. A população residente acabou por se revoltar contra essa segunda viatura das autoridades da Índia. A campanha de vacinação naquele país só começou três dias após o vídeo ter sido partilhado pelos jornais e pelas televisões indianas.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|