schema:text
| - É falso que Maiara e Maraísa foram vaiadas após criticarem Bolsonaro
Um trecho de um show da dupla sertaneja Maiara e Maraísa que circula nas redes sociais desinforma ao dizer que as cantoras foram expulsas do palco sob vaias após um suposto manifesto político contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é falsa.
O que diz a publicação? O vídeo de 1 minuto e 48 segundos gravado da plateia mostra a dupla chamando por seguranças. Também é possível ouvir o som de vaias e gritos de "fora". A legenda do vídeo diz: "A Maiara e Maraísa, começando a lacrar Fora Bolsonaro. Elas foram colocadas para fora do palco".
Por que a afirmação é falsa? O vídeo das vaias é de um show da dupla ocorrido em 8 de setembro, em São Pedro (SP). Na ocasião, segundo a assessoria de imprensa das cantoras, não houve manifestação política contra Bolsonaro.
No momento descontextualizado na publicação, a dupla interrompe a apresentação e chama os seguranças para conter uma briga na plateia. Inconformadas com a cena, as cantoras decidiram suspender o show até a situação ser normalizada. As vaias eram destinadas aos envolvidos na confusão, e não às cantoras.
Um outro vídeo, publicado por uma fã no TikTok, mostra a dupla retornando ao palco, mas interrompendo mais uma vez o show após outra confusão na plateia.
O que diz a dupla? Em nota ao UOL Confere, a assessoria da dupla afirmou:
Sobre o vídeo em circulação do show em São Pedro, não procede a manifestação política. Fica claro que Maiara & Maraisa interromperam o show para tentar apartar uma briga, uma vez que repudiam qualquer tipo de briga e violência. É fora de qualquer entendimento usar de fake news, não só para fins políticos, mas em todas as esferas. O palco de Maiara & Maraísa é utilizado para show, entretimento e não para comício."
Repercussão. Publicado em 18 de setembro, o vídeo conta com 69 compartilhamentos, 55 reações e 22 comentários no Facebook.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
|