schema:text
| - Com o anúncio do pedido da Finlândia para entrar na NATO, numa altura em que a Europa vive uma guerra na Ucrânia, surgiram nas redes sociais várias publicações em que se afirma que a Força Aérea do país candidato à Organização do Tratado do Atlântico Norte já utilizou a suástica como símbolo.
Num tweet publicado na quinta-feira, dia 12 de maio, escreve-se que este símbolo “foi usado na Força Aérea desde 1918, antes de o partido nazi existir”.
Confirma-se?
Sim, e esta informação pode ser confirmada na página do site oficial da Força Aérea finlandesa dedicada a explicar a história desta entidade.
Num longo texto que descreve a criação deste ramo da Defesa da Finlândia lê-se que, no ano da fundação da Força Aérea finlandesa (1918), o conde Eric von Rosen ofereceu à instituição um avião “com o símbolo de boa sorte do conde – uma suástica azul virada para a direita – pintada nas suas asas”.
Segundo a mesma fonte, “esta variante da suástica foi então adotada como insígnia nacional para todos os aviões da Força Aérea finlandesa até 1945”, ano em que este símbolo foi substituído por um sinal “redondo azul e branco que continua a servir de insígnia nacional dos aviões desta força até aos dias de hoje”.
Ainda assim, só em 2020 a suástica desapareceu do emblema da Força Aérea da Finlândia, sendo substituída por uma águia dourada com um círculo de asas em seu redor.
Atualmente, a suástica tem uma carga simbólica negativa, devido à apropriação desta cruz pelo regime nazi de Hitler, que matou milhões de judeus. No entanto, ao longo de milhares de anos, este sinal foi usado em várias culturas e religiões e era utilizado com fins decorativos, religiosos ou como símbolo de sorte.
No caso da Finlândia, tal como se afirma na publicação sob análise, a cruz suástica não está relacionada com o regime nazi, pois foi introduzida como insígnia nacional na Força Aérea em 1918, dois anos antes da fundação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (também conhecido como Partido Nazi).
Em suma, é verdade que a Finlândia teve a suástica como um dos símbolos da Força Aérea. No entanto, a instituição começou a utilizar esta cruz ainda antes do nascimento do partido que levou Hitler ao poder. Ao longo do tempo, o país nórdico foi retirando esta marca dos seus aviões e emblemas.
|