schema:text
| - O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dito que, se o pobre não tiver onde dormir, que durma na rua.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso, pois a postagem tira de contexto uma declaração de Lula sobre a organização da COP-30. Em Belém, o petista reiterou que a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança do Clima será realizada na capital paraense “do jeito que for”. Lula defendeu não “enfeitar” a cidade para que “eles [autoridades estrangeiras] vejam a nossa Belém do jeito que ela é”. O presidente minimizou a escassez de hotéis na capital paraense e disse que os participantes da conferência dormiriam nas acomodações que estivessem disponíveis; se não tivessem hotéis, ironizou que dormiriam olhando as estrelas.
Leitores solicitaram checagem desta postagem no WhatsApp do Estadão Verifica, pelo número (11) 97683-7490.
Saiba mais: durante a cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Belém na última quinta-feira, 13, Lula reafirmou que a capital paraense irá sediar a COP-30, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro. A confirmação do petista foi uma resposta à crise na oferta hoteleira para turistas e delegações estrangeiras.
“Eu confesso que tinha muitas dúvidas. Acontece que tinha muita gente que falava assim: ‘mas Lula, a gente vai levar para o Pará, lá não tem hotel, lá tem um problema de muitas casas, sabe, em lugar que não tem tratamento de esgoto, mas você vai levar para lá?’”, disse o petista.
Neste contexto, o presidente defendeu a realização da COP-30 em Belém, apesar dos entraves. “Eu tenho um compromisso de, até 2030, fazer desmatamento zero nesse país. Não é um compromisso deles, é um compromisso nosso. Se eu não fizer, eu fracassei, mas é um compromisso que ninguém pediu para a gente fazer, fomos nós que decidimos. Então, nós vamos fazer a COP aqui”, afirmou.
Lula disse, ainda, que “não tem problema que Belém seja do jeito que for” e que “o povo seja do jeito que for”. No pronunciamento, o petista defendeu que as autoridades estrangeiras vejam que a cidade tem um povo “extraordinariamente alegre” e “trabalhador”.
“Nós somos pobres, mas temos orgulho. E eles vão ver como é que a gente vive. Eu não vou enfeitar, eu não vou tirar pobre da rua, eu não vou fazer o que não é possível fazer”, disse. “Eu quero que eles vejam a nossa Belém do jeito que ela é. Se não tiver hotel cinco estrelas, durma no de quatro. Se não tiver de quatro, durma no de três. Se não tiver de três, durma na estrela do céu do mundo, olhando para o céu que vai ser maravilhoso”.
Este último trecho, contudo, foi tirado de contexto para alegar que Lula defendeu que “pobres durmam na rua”. Em uma das postagens, o vereador de Goiânia Oséias Varão (PL) afirmou que Lula disse que “não vai tirar mendigos das ruas, pois eles podem dormir vendo as estrelas”.
Os conteúdos ignoram que o presidente se referia à hospedagem das delegações estrangeiras para a COP-30. Além disso, as peças virais omitem que, ao dizer que não irá tirar “pobres da rua”, o petista quis dizer que não irá “enfeitar” a cidade para receber o evento na capital paraense.
A transcrição do discurso completo de Lula está disponível no site do governo federal (leia aqui). O Estadão Verifica procurou Oséias Varão, mas não recebeu retorno até o encerramento desta checagem.
Como lidar com postagens do tipo: os discursos de Lula são frequentemente alvo de desinformação. É comum que as declarações do petista sejam tiradas de contexto para sugerir outro sentido. Nestes casos, é importante buscar as falas na íntegra. Pronunciamentos do presidente podem ser encontrados no site do governo federal, em canais oficiais da Presidência ou em veículos de imprensa.
|