schema:text
| - Estão a circular no Facebook várias publicações que alegam que o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comprou um hotel de cinco estrelas em França, pelo qual pagou quase 90 milhões de euros.
“Zelensky comprou um hotel de €88Milhões na estância de esqui de Courchevel, em França”, alega-se numa das publicações, que critica o apoio norte-americano a Kiev durante a guerra contra a Rússia. “Americanos, publiquei, caso estejam a pensar como os nossos impostos estão a ser gastos. Dinheiro de que precisávamos para ajudar os nossos cidadãos, os nossos veteranos”, sublinha o post.
A estância de esqui de Courchevel, nos Alpes, é uma das mais exclusivas de França. Com vários hotéis de cinco estrelas nas proximidades, a estância atrai famílias de classe alta e vários membros das famílias reais europeias. Dentro do Vale de Tarentaise, junto à fronteira com Itália, e onde se situa Courchevel, fica, aliás, a maior concentração de estâncias de esqui de classe alta em todo o mundo.
Terá Zelensky comprado um hotel na região? A unidade hoteleira em causa é o Hotel Le Palace des Neiges, que pertence ao grupo de hotéis e casinos Societe des Bains de Mer, com sede em Mónaco. Um vídeo, partilhado num site criado dias antes da propagação da história, alega que o hotel, atualmente encerrado, foi vendido à empresa Film Heritage Inc, uma empresa offshore sediada no Belize (um paraíso fiscal), e que terá comprado o hotel por 92 milhões de dólares (cerca de 88 milhões de euros) em outubro.
Esta empresa consta na lista de património da mulher de Zelensky, Olena Zelenska, entregue, como manda a lei ucraniana, no Registo Estadual Unificado de Declarações de Funcionários Públicos, administrado pela Agência Nacional Ucraniana de Prevenção da Corrupção.
No entanto, nem Zelensky nem a Film Heritage compraram o hotel, como garantiu à agência Reuters um porta-voz do gabinete do Presidente da Ucrânia. À Deutsche Welle, um porta-voz da Societe des Bains de Mer confirmou que o hotel continua na posse daquela sociedade monegasca, e que está a ser alvo de uma restauração, estimando-se que possa reabrir em dezembro de 2026.
Conclusão
O hotel Le Palace des Neiges não foi comprado por Zelensky nem pela empresa offshore registada em nome da mulher de Zelensky, confirmou o gabinete do Presidente da Ucrânia e a própria sociedade que detém o empreendimento turístico.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.
|