schema:text
| - Se receber um SMS a informar que vão cortar a eletricidade caso não pague um valor em atraso, não se assuste: é uma mensagem falsa. “Caro cliente, iremos realizar no dia de hoje a suspensão do seu serviço de eletricidade. Para evitar a suspensão pague no multibanco o valor em atraso de 146€”, lê-se na mensagem, que seguidamente fornece as coordenadas para o pagamento imediato via multibanco : entidade e referência.
O alerta foi dado por uma utilizadora do Facebook que estranhou a recepção da mensagem. Na descrição da publicação, a autora do post explica que ao ligar para a EDP foi informada de que “a mensagem não lhes pertence”. “Esta mensagem foi enviada por alguém que se está a fazer passar pela EDP”, pode ler-se.
O Polígrafo contactou a EDP, que confirmou tratar-se de uma mensagem falsa: “O SMS em causa não foi enviado pela EDP Comercial, sendo uma tentativa de fraude que nos é alheia e que repudiamos. Esta é uma prática, aliás, que tem afetado várias empresas e sectores da economia nacional”.
No email enviado ao Polígrafo, a EDP acrescenta que as referências multibanco referidas na mensagem não são da empresa: “As entidades financeiras utilizadas pela EDP Comercial nas suas referências multibanco são: 12223/20174/21196/23013/21523/10565/21262/20404″. Ou seja, trata-se de um esquema fraudulento para levar os clientes da empresa a entregar o dinheiro a outra pessoa.
A companhia de eletricidade envia a fatura a partir do endereço faturaedp@edp.pt e os avisos de Divida/Corte são enviados através do email no-reply.fatura@edp.pt. Caso haja necessidade de enviar um SMS, estes têm como remetente “EDPC“.
Além disso, a empresa esclarece que “nas interações com clientes, não são utilizados quaisquer dados pessoais detidos pela EDP Comercial. A empresa suspeita que os contactos utilizados para chegar às pessoas sejam gerados de forma aleatória e/ou sequencial“.
Caso seja um dos clientes a receber esta mensagem – ou outra comunicação que lhe pareça suspeita – deverá sempre confirmar a sua veracidade através “da linha de atendimento (808 53 53 53) ou outro canal de atendimento da EDP Comercial”.
Avaliação do Polígrafo:
|